Decoração de Mesa - Limões

Quando recebemos, em nossa casa, família ou amigos (aqueles amigos, que não são família de sangue mas são de coração, que apesar da distância, sabemos e sentimos que, estão sempre lá para nós!), podemos, não só caprichar na refeição, mas também na decoração do espaço.

Por mais simples que seja, acreditem, terá um grande impacto.
Table Decoration - Lemons

As fotos que hoje vos trago dizem respeito a dois jantares distintos - convidados diferentes, ementas diferentes, faixas etárias diferentes, 

Para um dos jantares fiz ementa e marcadores de lugar. Procurei na internet um desenho do meu agrado. Fiz algumas alterações, passei para word e... já está...
Table Decoration - Lemons

Table Decoration - Lemons
Distribuo os lugares em função das afinidades, no sentido de haver harmonia no convívio e nas conversas. Quando há jovens e crianças faço a mesma coisa. Atualmente já não separo as mesas. Junto duas mesas e coloco adultos, depois jovens e as crianças na outra ponta. Funciona muito bem (como já referi numa outra publicação). Os jovens orientam as crianças e os pais estão muito mais relaxados e usufruem muito mais do convívio.

Gosto muito de velas e sempre que possível, na decoração das mesas, incluo este elemento mas, muito importante, nunca uso velas com cheiro. A iluminação das velas permite não usar tanta iluminação artificial e dá um ar mais acolhedor ao ambiente. Quando tenho velas de cheiro opto por usa-las no hall de entrada (por onde os convidados têm, obrigatoriamente, de passar).
Esta decoração por si só não pedia mais nada e a única vela que usei foi mesmo a do hall de entrada.
Table Decoration - Lemons

Para a mesa:
* Toalha branca;
* Louças, copos e talheres em função da ementa;
* Guardanapos com o mesmo tema (comprei num supermercado perto de casa);
* No centro, ao comprido, fiz um "caminho de mesa" com os individuais de palhinha, alternando as cores.
* Por cima deste "caminho" dispus limões e folhagens ("assaltei" o limoeiro de um vizinho 😀);
* Para o arranjo do centro da mesa, usei um aquário, limões e folhagem.

Os limões e as folhagens emprestarem um aroma muito agradável à sala.
Table Decoration - Lemons
Table Decoration - Lemons
Table Decoration - Lemons
Table Decoration - Lemons

Como puderam ver, não é precisa muita habilidade nem muitos recursos para deixar a mesa bonita e surpreender os nossos convidados.

Tenho saudades de preparar uma mesa assim… para muita gente!

Votos de boa semana e... Boas Ideias!

Comentários

  1. Adorei a ideia do caminho de mesa, assim nesse material limpa-se mais facilmente, pois quando usamos uma toalha boa existe sempre aquele medo de a estragar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Coisas de Feltro,

      É verdade, o caminho de mesa protege a toalha. Também já fiz algumas decorações em que usei os individuais com esse propósito e como base para as travessas.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Fez mesmo.
      O melhor ainda foram as expressões de admiração...
      Para convidados ilustres, mesas ilustres!

      😘

      Eliminar
  3. Perfect for summer! Thanks for your comment! I'm following you back

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso desta tua publicação,lindíssimas decorações!! Feliz e abençoado mês de Julho para ti,muita paz e muita saúde,tudo de bom,fica bem,muitos beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresinha!

      Pela visita e pelas simpáticas palavras.
      Votos de um Feliz Julho, para ti também!

      Fica bem!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  5. Incrível como com pequenas coisas podemos criar uma excelente decoração. Parabéns😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras e pela visita!

      Espero que tenha colocado o ✓ no "notificar-me" e veja a minha resposta. Se assim o entender gostava que cá voltasse para se identificar 😊

      Seja sempre muito bem-vindo(a) a este meu cantinho e volte sempre!

      Fique bem!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Obrigada, Nassah!

      Há, por aqui, muitas outras ideias que, provavelmente, lhe vão agradar!
      Volte sempre que desejar!

      Fique bem!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  7. Olá, Liliana!

    Pois, jeito para embelezar e dar um toque especial às coisas, tens tu. É inato.
    Gosto mto de verde e amarelo em decoração e achei que a mesa ficou um espanto.
    Imagina, o que deu um "assalto" ao limoeiro do vizinho-rs mais uma folhagem verde!
    Só tenho uma toalha de mesa branca, mas só a uso qdo o rei faz anos. Depois, como é que eu tiro as nódoas disto e daquilo?
    Como já te disse, cada vez mais, sou minimalista e muitas vezes, eu e amigas (os) comemos na cozinha e em pé.
    Tal como tu, gosto de acender velas e sem cheiro. Faço-o com mta frequência, só para mim, mesmo sem convidados.
    A minha mãe ensinou-me tudo aquilo k tu referes no post: pessoa mais velha e importante na cabeceira da mesa, e depois por idade e importância social. Atendo ainda a essas regras, mas o mundo mudou, como bem sabes, em mtos aspetos.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu,

      O vizinho nem se deu conta e eu fiz um brilharete! 😃 😉

      A minha melhor, maior e mais bonita toalha branca (prenda de casamento, bordada e rendada - aparece nas fotos desta publicação), é a mais usada. Eu sou apologista de que as coisas são para ser usadas. Tem nódoas, lava. Não saiu, lava. ... Coloca na mesa com resquícios da nódoa e esconde a mesma com um adorno, um limão, uma folha, ... À 15ª lavagem, já saiu! 😃
      O único senão desta toalha é passar a ferro. Passas de um lado e amarrota do outro. É uma canseira!

      Também já fiz jantares volantes. Como temos open space fazemos na sala. Não quero ninguém à volta dos meus tachos e panelas.

      Sempre que possível, deixo as cabeceiras livres para que eu e o Mô fiquemos perto da cozinha e bebidas, respetivamente. Se ficar alguém na cabeceira estorva a passagem. E, assim, aproveito o espaço na mesa para travessas. Aprendi essa distribuição num livro de etiqueta que comprei na "Rider's Digest" há muitos anos. A minha distribuição segue mais ou menos esses parâmetros mas tendo sempre em conta as afinidades que as pessoas têm entre si e assuntos em comum.

      Fica bem!
      Beijinhos
      Lilian

      Eliminar
  8. Sua ideia é brilhante. Os convidados ficarão surpresos com a sua criatividade.
    Saudações da Indonésia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Himawan!

      Sim, eles ficaram surpreendidos e gostaram da dedicação que demonstrei ao apresentar-lhes esta mesa.

      Agradeço a sua visita e convido-o a voltar. Será sempre bem-vindo!

      Saudações de Portugal!
      Fique bem!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  9. Tão bonito!! Adoro a junção das cores utilizadas e da ementa impressa para os convidados! Qual restaurante qual quê!! Às vezes pequenos pormenores marcam a diferença. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Família Piruças!

      Foi a segunda vez que imprimi ementa. Das duas vezes acabou por se transformar em brincadeira pois, todos vão confirmar se não faltou nada.
      Os Filhotes andavam sempre com uma e iam verificando 😃
      Para mim é uma forma de me organizar. Funciona como cábula e ajuda na organização de recolha e colocação de mais louças e talheres.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  10. Fiquei encantada com a decoração aparentemente simples mas de tão bom gosto e que agrada tanto ao olhar.
    Também quero agradecer a sua visitinha ao meu blog e estou retribuindo e também me tornando sua seguidora.
    Embora os blogs já não sejam mais tão visitados atualmente, eu continuo mantendo o meu até para ter um registro pessoal das atividades que gosto de fazer.
    Certamente voltarei ao seu mais vezes.
    Abraço,
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Carla!
      É um gosto vê-la por aqui!

      Eu estive ausente durante algum tempo (por questões familiares) e quando voltei apercebi-me desse afastamento das pessoas. No entanto, acho que, principalmente cá em Portugal, as pessoas estão a ficar cansadas das redes sociais e estão, aos pouquinhos, a voltar aos blogues. Que bom para nós!

      Será sempre bem-vinda!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  11. Uma mesa maravilhosa Liliana. Só em ver o capricho da mesa os convidados já sentem o carinho. Nem precisam comer, só ficar admirando. Adorei tuas ideias e dicas, quando voltarmos a receber as pessoas em casa vou me inspirar neste post e fazer sucesso. Obrigado por compartilhar.
    Bjs
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,

      Fico feliz em voltar a "Vê-la" por aqui! Fico sempre muito agradada com as suas visitas e palavras!

      As coisas mais simples são, também, as que mais nos surpreendem! Não É?
      Espero que as coisas melhorem rapidamente e que todos possamos voltar ao nosso normal

      Fique bem!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples "obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre!
Liliana

Outras Ideias

Maquete "Sala de Aula"

Tapete de Rolhas de Cortiça

Porta velas em Macramé "Coração"

Flor em Macramé (Nó Quadrado e Nó Festoné)