Coroa de Janeiro em Macramé

No ano passado, dei sempre as boas-vindas a cada mês com uma coroa temática. Este mês de janeiro já vai longo e... a coroa?!

Faço coroas há alguns anos e algumas não chegaram a ser desmanchadas e estão guardadas. Resolvi, este ano, voltar a usar essas coroas. No entanto, há meses para os quais não tenho nenhuma coroa.

Em janeiro, costumo colocar a coroa depois dos Reis. Este ano, tirei a de natal e, como não tinha nenhuma para colocar, deixei ficar assim...

Inevitavelmente, ao entrar ou sair olho para aquele espaço vazio, despido, triste! A minha porta deixou de estar em festa!!! Acabei por me render e resolvi fazer uma nova...
Macrame Wreath

Com o frio que tem estado, nada melhor do que (uma vez mais) representar o inverno. O desejo era que efetivamente nevasse, mas, para estes lados, isso não aconteceu!

Material:
* Base - pedaço de mangueira. Era uma iluminação exterior de natal que deixou de funcionar há uns dois anos;
* Decoração - fios que sobraram da "Árvore de Natal em Macramé";
* Cola branca.

Passo a Passo:
⮚ Preparei um passo a passo detalhado, com a evolução do trabalho, que poderá ser consultado no final desta publicação, se assim o desejarem. ⮘

Quem perceber um pouquinho de macramé conseguirá fazer a coroa, a partir desta sequência de fotos:
➤ Selecionei os fios mais pequenos que tinham entre 40 e 50 cm. Com o nó inicial - laçada -, lacei 12 fios na mangueira, dobrados ao meio e aos pares. Fiquei com um total de 24 fios...
Macrame Wreath

➤ "Rejeitei" os dois fios das extremidades e fiz um triângulo, recorrendo ao nó quadrado...
Macrame Wreath

➤ Com os fios "rejeitados", fiz o contorno do triângulo, recorrendo ao nó festoné... 
Macrame Wreath

➤ Repeti este procedimento até preencher toda a base. Fiquei com 19 triângulos...
Macrame Wreath

➤ Novamente com o nó quadrado, fiz um losango...
Macrame Wreath

➤ E, com o nó festoné, contornei os dois lados inferiores...
Macrame Wreath

➤ Repeti a toda a volta...
Macrame Wreath

➤ A fase que se segue depende do gosto de cada um. As pontas dos fios podem:
- ficar enroladas como na foto de cima;
- ser desenroladas (uma por uma) e penteadas - foi a minha opção.
E ainda:
- ser cortadas em redondo;
- ser cortadas em bico - foi a minha opção...
Macrame Wreath
O corte é uma grande dificuldade para mim! Não tenho a mão certa e, fosse redondo, quadrado ou em bico, iria ficar sempre... mais ou menos!!!

➤ Muito a medo, passei, no verso da franja, cola branca, misturada com água, para endurecer. Acabou por resultar. A franja ficou endurecida e a cola ficou transparente (não se vê).

➤ Socorri-me de alguns vídeos da internet e fiz flocos de neve em macramé. Estes foram os mais votados cá em casa...
 Macrame Wreath

E aqui temos a nossa porta, em festa, a pedir aos céus que, em vez de chuva, nos mande um pouquinho de neve! ❄❅ 😊
Macrame Wreath
Macrame Wreath
Macrame Wreath

Os nomes dos nós, em português, são muito diversificados. Já em inglês, não se verificam tantas variações. Eu uso os nomes, em português, que aprendi em miúda:
⮚ Laçada - Lark knot
⮚ Nó Quadrado - Square Knot
⮚ Nó Festoné- Clove Hitch Knot
Nos links acima podem visualizar vídeos onde aprenderão a fazer cada um dos nós que uso neste trabalho. São todos da "Soulfoul Notions". Aconselho estes porque, para mim, são os mais esclarecedores e os nós são muito perfeitos.

O vídeo ("Slideshow") que apresento a seguir tem pouco mais de 3 minutos - foi feito num editor diferente do que costumo usar pois, o outro, não me permite publicar vídeos com mais de 1 minuto. Espero que esteja bem explicado e ajude quem se quiser aventurar:


Ufa! Chegamos ao fim!
Qualquer dúvida... é só perguntar...

Bom trabalho e... Boas Ideias!

Comentários

  1. Uau! Que lindo que ficou! Adorei! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindíssima! Muitos parabéns pelo excelente trabalho. Adorei!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Que gira! Adorei o resultado. Parabéns pela criatividade e pela alegria que dás ao teu espaço. Beijinho, Lili, fica bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lete!

      Aquela porta despida estava a dar comigo em doida!!!
      Agora está como eu gosto... festiva. 😊

      Fica bem!
      Beijinhos
      Leiliana

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Eu também gostei. Essa moça
      tem habilidades de artesã e mãos
      de artista.
      Um beijo pra ti, Isa e para a dona
      dessa pensão. Liliana, te amooooo!

      Eliminar
    2. Obrigada, Isa!
      Obrigada, Silvio!

      Fiquem bem!
      Beijinhos e abraços
      Liliana

      Eliminar
  5. Oi Liliana, eu amei, ficou linda, como você é criativa....e já te disse o quanto me inspira :)
    Eu percebi que você usou uma lã? Ou é impressão minha rs...
    Um super beijo e um ano cheio de criações e leveza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Adriana!

      Não é lã. São os restos de fio que usei na "Árvore de Natal em Macramé". É um "eco-barbante". A etiqueta (é de uma empresa portuguesa) diz que é 100% reciclado, sendo que 85% é algodão e 15% de outras fibras recicladas.
      Tem uma grande variedade de cores e cada novelo tem cerca de 300 metros de fio.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
    2. Entendi, é que ele parece lã numa das fotos mais próximas rs. Parece bem macio também, obrigada pelo retorno bjs

      Eliminar
  6. Muitas horas de trabalho, mas valeu a pena! Parabéns Mô 😘 😘

    ResponderEliminar
  7. Gostei imenso do resultado, eu não sei fazer, apenas o básico para pulseiras.

    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!

      Se sabe fazer pulseiras, consegue fazer este tipo de trabalho. Eu comecei com as pulseiras.
      É tudo uma questão de se aventurar...

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  8. Oie minha flor! Achei linda a coroa para janeiro. Eu amo trabalhos feitos em macrame, são uma verdadeira obra de arte.😍😍
    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Paloma!

      De todas as artes manuais o Macramé é, sem dúvida, a que mais me fascina. De facto, alguns trabalhos são autênticas obras de arte!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  9. Olá,
    Acho linda a técnica do macrame, mas não sei fazer.
    A coroa ficou muito bonita.

    Um abraço,
    Sônia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sônia!

      O Macramé parece difícil mas não é. Se seguir os links que proponho e tentar fazer, vai confirmar o que digo...

      Seja muito bem-vinda a este meu cantinho!
      Espero que se divirta e inspire por aqui!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  10. Boa tarde minha querida amiga Liliana, as cores ficaram impressionantes e especiais. Aguardo a próxima ansiosamente. Grande abraço do seu amigo carioca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Luiz!

      Muito obrigada!
      Próxima!? Vamos ver... primeiro temos de desconfinar, pois não tenho fios e está tudo fechado! 😔

      Fique bem e proteja-se!
      Abraço
      Liliana

      Eliminar
  11. As coroas são bem bonitas

    e esse verde intenso

    é uma das minhas cores preferidas!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Vieira!

      Que bom que gostou!
      Seja muito bem-vindo a este meu cantinho!
      Espero que se divirta e inspire por aqui!

      Abraço
      Liliana

      Eliminar
  12. Esse trabalho é muito bonito!.
    Fazê-lo exige precisão e paciência para produzir obras tão bonitas quanto esta.
    Daudações da indonésia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Himawan!

      Seja muito bem-vindo a este meu cantinho!
      Espero que se divirta e inspire por aqui!

      Abraço
      Liliana

      Eliminar
  13. Querida Liliana. É sempre um grande prazer e uma enorme alegria receber sua visita em meu blog e saber também sobre você. Estar aqui e poder aprender tanto, é para mim uma grande benção. Seus trabalhos inspiram e sua boa vontade em compartilhar conhecimentos é maravilhoso. Obrigada. Receba meu abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria!

      É sempre um prazer visitar o seu cantinho!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  14. Que trabalho fantástico!! Quando quiser aprender já tenho uma professora para me ajudar...

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra!

      Eu também ainda tenho muito a aprender, mas terei todo o gosto em partilhar o que sei. Aliás, é isso que faço aqui no blogue.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  15. A combinação de cores foi muito bem pensada. Verde primaveril com branco de inverno... Gostei imenso do resultado final. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada!

      Seja muito bem-vinda a este meu cantinho!
      Espero que se divirta e inspire por aqui!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples "obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre!
Liliana

Outras Ideias

Maquete "Sala de Aula"

Tapete de Rolhas de Cortiça

Porta velas em Macramé "Coração"

Flor em Macramé (Nó Quadrado e Nó Festoné)