Porta velas em Macramé "Coração"

Tal como prometido, hoje trago um passo a passo dos porta velas em macramé.

Quando os fiz tirei muitas fotos, fiz muitos apontamentos, ... Agora, ao reunir e selecionar o material, tive de rejeitar a parte fotográfica, pois as fotografias foram tiradas ao trabalho a ser executado nos frascos e não eram as mais adequadas para um passo a passo.

Entretanto, fui preparando um passo a passo com o desenho que prevalecia nos porta velas verdes. Mas (e para tudo há um mas) estamos a passos largos do S. Valentim! Logicamente, interrompi aquele processo e iniciei um novo trabalho e respetivo passo a passo com o desenho dos porta velas brancos...
 Macrame Candle Holder
 Macrame Candle Holder
 Macrame Candle Holder

O passo a passo foi feito numa prancheta para facilitar a visualização.
Atendendo às características do frasco, fiz os corações com dois tamanhos diferentes. O maior fiz a partir de uma foto da net. Para o mais pequeno, fiz o esquema em papel e passei para o macramé.

Material:
Estamos em confinamento e as lojas estão fechadas. Não tenho fio vermelho (que seria o mais adequado) e tive de me socorrer do que havia cá em casa.
    * Frasco (da Nutella);
    * Fio de algodão;
    * Almofada ou prancheta;
    * Tesoura e fita métrica.

Dimensões e Medidas:
Frasco - Este frasco tem a abertura redonda e o corpo oval. Trabalhei da mesma forma como se fosse todo redondo.
Macrame Candle Holder
    - Diâmetro - 7 cm
    - Perímetro - 24 cm
    - Altura - 10 cm

Fio - espessura 1 mm
    - 2 fios com 70 cm
    - 54 fios com 45 cm

Dica: Como calcular a medida do fio que vamos usar?
Por essa internet fora há várias e diversas respostas a esta questão. Eu vou contar como fiz e faço:
- Os meus primeiros porta velas foram por tentativa e erro. Apontava o tamanho do fio que cortava e depois verificava o que sobrava e apontava também. Pela diferença chegava ao tamanho do fio;

- Após 2/3 porta velas, socorrendo-me dos cálculos que já tinha, comecei a calcular o fio, usando a "regra de três simples". Funciona;

- Entretanto, num dos vídeos que visualizei, a artesã dava a dica: "para o tamanho que desejamos do trabalho, multiplicar o fio por 4,5". Foi o que fiz no passo a passo de hoje:
    O frasco tem 10 cm X 4,5 = 45 cm;

- Os fios iniciais (que vão rodear a abertura do frasco), neste caso, foram dobrados a meio e, só aí, gastam 48 cm (o perímetro tem 24 cm). Sobram 22 cm, ou seja, 4 pontas de 11 cm.

Passo a Passo:
⮚ Os nós usados neste trabalho são os mesmos que usei na "Coroa de Janeiro em Macramé", onde encontrarão os respetivos links:
    * Laçada;
    * Nó Festoné;
    * Nó Quadrado.
De igual forma, irei fazer um passo a passo resumido dos corações, com uma sequência básica de fotos, para quem já tem noções de Macramé.
Se for necessário, no final da publicação, poderão consultar o slideshow com o passo a passo detalhado, dos corações. ⮘

Vamos ao trabalho...
➤ Dobrar ao meio um dos fios com 70 cm e fixá-lo numa almofada ou numa prancheta (imaginem que este fio, dobrado ao meio, é a mangueira da coroa). Laçar, neste fio, os 54 fios com 45 cm...
Macrame Heart
Como o fio é muito fino (1 mm de espessura), optei por dobrar ao meio. Os trabalhos que fiz com fios mais grossos, não dobrei, trabalhei com o fio simples.

➤ Retirar o trabalho da prancheta e colocar na parte superior da abertura do frasco.

⮚ Nota: Se fizerem uma pesquisa na internet, irão verificar que a grande maioria dos frascos não tem a zona do gargalo tapada com macramé. Os dois primeiros que fiz também não têm. Não gostei muito e tratei logo de resolver a questão. Se quiserem que o vosso gargalo fique destapado podem avançar o passo seguinte. Se não quiserem... vejam como faço... ⮘

➤ Na zona onde termina o gargalo (imediatamente antes de começar a alargar), fazer o Nó Festoné na horizontal, usando o outro fio de 70 cm, dobrado ao meio...
Macrame Candle Holder

➤ Terminada a volta, puxar e ajustar bem os fios guia e dar um nó simples em cada um...
Macrame Candle Holder

⮚ Este fio já tinha sido usado pela minha irmã. Um trabalho em croché que não correu bem. Ela desmanchou e deu-mo neste estado. Como devem deduzir, não foi fácil trabalhar com ele assim todo ondulado. Resolvi passar a prancha do cabelo para o alisar. O resultado foi melhor do que eu esperava. Além de liso, ficou um pouco endurecido o que se traduziu num acabamento perfeito do trabalho. ⮘
Macrame Heart

➤ Coração Grande - precisa de 24 fios. Nó Quadrado. Para iniciar, "rejeitar" 4 fios de cada lado...
Macrame Heart
Macrame Heart

➤ Coração Pequeno - precisa de 20 fios. Nó Quadrado. Iniciamos da mesma forma, "rejeitando" 4 fios...
Macrame Heart
Macrame Heart

➤ Esquema do desenho: Neste frasco, que levou 54 fios e tem formato oval, fiz corações grandes nos lados mais largos, e corações pequenos nos lados mais estreitos. Não esquecer que os 54 fios duplicam depois de laçados, ou seja, temos um total de 108 fios no frasco.
Contas feitas, sobram 20 fios. Distribui-os entre os 4 corações, desta forma:
Macrame Candle Holder
Macrame Candle Holder

➤ Com estes 5 fios, de uma forma muito discreta, fiz Nós Quadrados abaixo dos limites dos corações...
Macrame Candle Holder

➤ O Porta Velas está quase pronto. Só falta cortar o excesso de fio e verificar se as medidas calculadas no inicio do trabalho deram ou não muito desperdício...
Macrame Candle Holder
De cerca de 4 a 10 cm. Está perfeito! Esta forma de calculo também funciona.

Deixemos agora brilhar o rei desta publicação...
Macrame Candle Holder

O slideshow a seguir tem 2.54 minutos. Podem fazer pausa, recuar e avançar de acordo com as vossas necessidades:

Não resisto a repetir estas fotos 💖
 Macrame Candle Holder

Sim, eu sei, foi uma canseira, não só para mim como para vocês!
Mas... ficou tão lindinho!! Vale mesmo a pena!

Para quem não aprecia velas, estes frascos podem ser utilizados para colocar umas flores, material escolar, utensílios de cozinha ou de costura, ... enfim, as opções são infinitas...
E, agora, voluntárias e voluntários para decorar a casa a preceito no S. Valentim?
Quanto a mim, vou ali decorar mais uns frasquitos e já volto...

Protejam-se, Fiquem Bem e... Boas Ideias!

Comentários

  1. Amei esse vidrinho personalizado, e com tema ♥ coração ♥ amei, deu vontade de tentar fazer um...você é muito criativa, e ainda tem a parte didática da coisa, rs. A gente acha que é pegar e fazer, mas tem todo um processo antes de executar um trabalho. Nada é tão simples, tudo tem seu trabalho, mas depois de pronto ♥...
    Eu amei esses !!!
    Vou me inscrever no seu canal.
    Um beijo e um abraço apertado, e vamos nos cuidando ! Fé em Deus tudo irá passar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Vidrinho" - Acho muito engraçada e fofa essa forma que vocês têm de nomear as coisas.
      Aqui é "frasco" mesmo, sem dó nem piedade!!! 😊
      A Adriana sabe tão bem quanto eu que é preciso pensar, esquematizar, testar, acertar, errar, ...
      Decorar o vidrinho não é que dê assim tanto trabalho.
      O mais trabalhoso neste processo é mesmo o passo a passo. Faz um nó, pára, posiciona, fotografa, faz outro nó, ... depois a seleção das fotos. Ah! Esqueci-me daquele passo! Mas o trabalho está finalizado, e agora? ... ... ...
      Fazer um passo a passo chega a demorar dias. Decorar o vidrinho, nunca contabilizei mas, faço num serão.
      Este ficou mesmo fofo. Só foi pena não ser com fio vermelho. Vou tentar arranjar velas vermelhas.
      Obrigada por me dispensar tanto do seu carinho!

      Bom fim de semana!
      Fique bem!
      Beijinhos e abraços.
      Liliana

      Eliminar
    2. Hahaha to aqui rindo, de usar o diminutivo nas palavras, é que usar assim a gente consegue transmitir a forma carinhosa de ver algo tão bonitinho e meigo. No meu ponto de vista, aqui também falamos frascos. Mas, uso a palavra vidrinho para diferenciar algo mimoso. Que nem assim, eu sei que estou falando com uma Portuguesa só pelo falto de ouvir "beijinhos" de ter contato com a Marta do Os Pitinhos, eu aprendi alguns sotaques rs. E acho lindo o jeito que vocês falam e colocam as palavras...
      E quanto ao processo, você tem razão, fazer PAP é muito trabalhoso e sou fã das pessoas que conseguem passar o processo, dá trabalho e o tempo então...o trabalho artesanal já requer tempo, e fazendo assim, parando para fotografar o processo, demora mais ainda, por isso sempre admiro quem faz, e sou sua admirador já...e fã do seu lindo trabalho. O amor faz isso...um super bj e um abraço apertado !

      Dri :D

      Eliminar
    3. Vim responder por aqui referente a nossa conversa no meu cantinho. Eu tentei achar um e-mail seu primeiro hahaha, mas não obtive êxito nas buscas...então vou aqui mesmo rs.
      Fiquei rindo de você comentar sobre não ter rotina, aqui desde as crianças nasceram meu menino em 2007 e minha menina em 2010. Eu comecei a ter rotinas de horários, e ajudou muito sabe, pois, eu tenho uma vida louca kkkkk.
      Também, além de marido, casa, e filhos, tenho agora 1 cadelinha a Laika que fará 5 anos (e em 2019 a minha perdi a Lolla, que você viu a foto no blog, e ela viveu até os 15 anos, inclusive a trouxe comigo quando me casei, ela tinha 1 aninho). Ai no mesmo ano que peguei a Laika, pegamos o Floquinho que fará também 5 anos esse ano, é um gatinho (nunca tinha criado gatos, estou amando), e ainda não acabou! Hehehe além da Lolla, trouxe o Pépe um jabuti que ganhei quando tinha 18 anos de uma tia. Esse mês farei 48 anos e ele está comigo faz um tempoooo. Calma ainda não acabou, temos uma Gerbil (esquilo da mongólia) que fará 3 anos que está aqui...e para fechar ano passado em Agosto minha menina queria muito um Hamster como não achamos aqui na cidade onde moro, ela se encantou com uma porquinha da índia, (nem te conto, além de não ter tido nunca uma dessa, ela veio com uma sarna que demorou para curar). Pensei que ela não ia aguentar, e a bichinha ta aqui firme e forte e gordinha, voltou a ficar peluda, mas se você visse 😱. Dava desespero de ver. Mas, agora ta tudo bem 😂. E fora plantas, tem muitos vasinhos espalhados kkkkkkk. Agora você me entende quando dá a louca de fechar tudo na internet kkkkkk. É que tenho surtos 🤪🤸‍♀️🤣😱😂. Sim Liliana, sou doidinha, mas sou do bem 😊😉🥰.
      E eu acabei de escrever um livro aqui nos comentários...rs. Pegue meu email em uma das abas no meu blog, e me escreva quando der, assim fica melhor para nós papearmos...bjsssssssssssssssssss

      Eliminar
    4. *correção, tenho agora não tenho desde 2016 tanto a Laika quanto o Floquinho, uma chegou em Abril, e o outro em Novembro. rs

      Eliminar
    5. 😂😂😂

      Ler os seus comentários, é um bálsamo... fico logo bem disposta!
      Depois eu "pego" o seu e-mail e "batemos um papo" 😊

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
    6. ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

      Eliminar
  2. Amo macrame mas nunca fiz esta na hora de tentar. Linda esta tua ideia. Bj bom find pra voce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Juliana!

      Seja muito bem-vinda a este meu cantinho!
      Experimente, é muito relaxante, ainda mais para uma "vó" ansiosa!
      Espero que se divirta e inspire por aqui! Se precisar de ajuda é só pedir.

      Votos de um feliz fim de semana!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  3. Ficou tão lindo esse macramé! Onde compras as linhas? Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Bella!

      Atualmente estou a usar fios que tenho por aqui, de antigos projetos.
      Para a "Árvore de Natal em Macramé" e para os porta velas brancos que aparecem na 3ª foto, comprei (em dezembro) numa loja dos chineses. São fios de algodão e/ou eco-barbantes
      Os verdadeiros fios de macramé são um bocadinho caros e não são fáceis de encontrar. Aqui na zona, pelo menos, não encontrei.
      Já fiz macramé com lã, linha de croché, fio de prumo e trapilho. Tudo depende do que se quer fazer.
      A MaxMat também vende estes de algodão em diversas espessuras, mas achei muito caro. O Leroy acho que também tem.
      Espero ter ajudado.
      Se, entretanto, tiver de comprar vou informando aqui no blogue...

      Bom fim de semana!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  4. woaunh mas que bonito que ficou parabens esta 5* adorei bjs saude bfs

    ResponderEliminar
  5. Ficou tão bonito e gabo-te a paciência e a generosidade pelo PAP. O resultado vale mesmo a pena. Ainda não me aventurei pelo macramé, mas quando o fizer já sei onde posso vir buscar inspiração.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Márcia!

      O PAP tirou-me mesmo do sério. Mas é assim mesmo: ou partilhamos tudo ou ficamos quietas.
      Acredita que o resultado, ao vivo, é bem melhor do que nas fotos (ainda tenho um longo caminho a percorrer na área da fotografia!).
      Apesar de ainda ter muito o que aprender em macramé, quando te aventurares, aqui estarei para ajudar no que for possível.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  6. Olá, Liliana!

    Mas que paciência, que coração, que arte tu tens! Eu sei que gostas de fazer este tipo de coisas, nem que tivesses de prejudicar o teu descanso. Tu és toda Arte.

    Passo a passo, afeto a afeto, muita alegria ao confecionar estas peças e mais medidas e medidas. És mesmo virada para a Matemática com Arte e sabedoria, só pode.

    Os porta velas estão perfeitíssimos, os brancos são a joia da coroa, e diz-te isto quem não entende nada de arte (espera, fiz dois anos de História de Arte na Faculdade, e sei distinguir beldades de trambolhos-rs).

    Tu mereces nota 20, pke te esmeras, pke tens gosto por fazeres o que fazes e és uma improvisadora nata. Parabéns por seres como és, minha amiga habilidosa!

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida, Céu!

      És tão generosa e habilidosa com as palavras, que me diriges, que eu fico sem saber o que responder!
      Muito obrigada!
      Eu gostava mesmo era de fazer disto a minha vida mas... o dinheiro não cai das árvores e temos de trabalhar!
      E sim, "prejudico" o meu descanso. Apenas e só porque o dia é muito curto para cumprir todas as minhas tarefas e dedicar-me ao que gosto.

      Obrigada pela nota, Stora!

      Fica bem!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  7. Intetesante blog de manualidades. Fazer estes trabalhos mantenhen a mente activa. Parabéms!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Beatriz!

      Seja muito bem-vinda a este meu cantinho!
      Espero que se divirta e inspire por aqui!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  8. Que giros... ficam com um aspeto delicado e requintado. Que trabalheira! Obrigada, Lili pela curiosa e bonita partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, Lete!

      Que bom que gostaste! Eu cá gostei dos adjetivos! Obrigada!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  9. Espectacular!! Parabéns Mô 😘 😘

    ResponderEliminar
  10. Que trabalho tão bonito e tão inspirado. Adorei.

    Convido-a a visitar e seguir o meu blog: https://primeirolimao.blogspot.com/

    Bom fim-de-semana e muita saúde,
    Vanessa Casais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Vanessa!

      Seja muito bem-vinda a este meu cantinho!
      Espero que se divirta e inspire por aqui!
      Irei, com certeza, visitar o seu cantinho.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  11. Olá Liliana.
    .
    Como é bela sua criatividade para embelezar o contêiner em uma decoração de alta arte.
    O viés da luz de velas o torna mais bonito e parece romântico.

    Saudações de amizade da Indonésia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Himawan!

      A ideia é mesmo tornar o ambiente romântico.

      Abraço
      Liliana

      Eliminar
  12. Ficou maravilhoso! Macramê, é algo que está na minha listinha de coisas para aprender.... Por enquanto, continuo no aprendizado das minhas custuras. Mas um dia, chega a vez dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carla!

      Pelo puco que a conheço, já deu para perceber que, tudo o que faz é com muita paixão e dedicação!
      O Macramé não é difícil mas é necessária disciplina e concentração. Tenho a certeza que se vai sair muito bem.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  13. Fica muito bonito! mas dá muito trabalho. As minhas mãos são um bocadinho trapalhonas com os nozinhos, mas está na minha lista de coisas fazer. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, dá um bocadinho de trabalho. Mas se consegue costurar e fazer malha, por exemplo, também será bem sucedida no macramé. As mãozinhas irão ficar disciplinadas.
      Seja muito bem-vinda a este meu cantinho!
      Espero que se divirta e inspire por aqui!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  14. Que bonito :D Certamente que o esforço valeu pelo lindo produto final!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana!

      Sim valeu mesmo a pena!
      Seja muito bem-vinda a este meu cantinho!
      Espero que se divirta e inspire por aqui!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  15. Olá Liliana, mais um trabalho fantástico. Admiro muito estes seus trabalhos.

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra!

      Obrigada pelas palavras de incentivo!
      É tão bom quando elogiam o nosso trabalho!

      Espero que se divirtam muito no fim de semana!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  16. Estas velas em Macramé são perfeitas para o dia dos namorados. Ficou mesmo super fofinho.

    https://theadriworld.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Adriana!

      Sim, é verdade. A intenção é mesmo usa-las como decoração no próximo domingo. 😉

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  17. Gosto muito das peças de macramé!!! São muito giras! Nunca experimentei fazer macramé, mas sem dúvida que as tuas peças ficam bem giras. Top, top.
    beijinhos,
    Anouk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Anouk!

      Tenho andado a fazer algumas experiências... vamos ver se saem tão bem...

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples "obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre!
Liliana

Outras Ideias

Maquete "Sala de Aula"

Tapete de Rolhas de Cortiça

Flor em Macramé (Nó Quadrado e Nó Festoné)