Painéis Letras "L" e "G"

No verão, ando sempre com o meu Ponto Cruz às "costas" e este ano não foi exceção. A exceção é que não fiz um único ponto!! Porque, quando peguei no gráfico, que foi adaptado por mim no excel, surgiu a Ideia de ajustar alguns dos gráficos que fiz no passado e passa-los para o Macramé...
Macrame Wall Hanging

O objetivo era fazer um painel com as iniciais dos nomes dos Filhotes, para colocar nas portas dos quartos.

O mais difícil é sempre "acertar" na quantidade de fio a cortar. Esta questão foi facilitada pelo facto de eu ter já um mostruário bem considerável de nós e padrões. Depois do gráfico feito foi só fazer as contas... muitas contas.
Vamos ver como correu?

Materiais:
   * Suporte de madeira - há cerca de um ano guardei alguns galhos de uma poda. Por altura das férias do natal tratei-os. Estiveram estes meses todos num cesto na garagem. O tratamento foi bem sucedido: não têm fungo, nem bicho, nem manchas.
   * Fio - branco, torcido, de 3 mm.

Passo a Passo:
➤ Os cálculos foram feitos individualmente para cada fio, pois nem todos gastam a mesma quantidade de fio.
➤ O fio torcido abre nas pontas e, por isso, dei um nó em cada uma antes de laçar.
➤ Depois de laçados no suporte...
Macrame Wall Hanging

➤ Para o topo e base, usei dois padrões diferentes.
➤ No Painel Letra "L" fiz uma barra de nós alternados (primeira foto desta publicação).
➤ No Painel Letra "G" fiz uma sequência de losangos...
Macrame Wall Hanging

➤ Deixei um espaço de 2 cm e iniciei a letra...
Macrame Wall Hanging

➤ A fita crepe foi uma grande ajuda nas contagens e alinhamento das linhas e colunas...
Macrame Wall Hanging
Macrame Wall Hanging

➤ Entre a letra e a sequência da base voltei a dar um espaço de 2 cm...
Macrame Wall Hanging

➤ Para a finalização, optei por nós triplos e nós simples...
Macrame Wall Hanging

➤ A fita crepe, neste caso, delimita o local onde cortei a franja que ficou com cerca de 10 cm...
Macrame Wall Hanging

➤ Depois do corte... o desperdício ou, neste caso, a falta dele...
Macrame Wall Hanging

➤ E o resultado final...
Macrame Wall Hanging

Ainda não estão perfeitos, mas acho que a experiência correu bem e vale a pena continuar a investir neste trabalho. E, já a pensar nas lembranças de Natal, tenho feito alguns gráficos/estudos para outras letras. Vamos ver o que sai...

Votos de um ótimo fim de semana e... Boas Ideias!

__________________________
Outros Painéis:
⮞ Letras "L&C", "L" e "G" (Características)

Comentários


  1. Peças lindíssimas de pura arte. O meu elogio
    .
    Tenha um fim de semana de Saúde, Paz e Amor.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo!

      Vou agarrar a Saúde com força!

      Abraço
      Liliana

      Eliminar
  2. Eu amei!! Cada dia, você se integra mais ao macramê, daqui um tempo estará vendendo receitinhas; E será um sucesso, tenho certeza 😉
    Um lindo finde cheio de paz...
    bjsssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Dri!

      Macramé é o que tenho feito mais. Todas as restantes artes estão a marinar.

      Vender receitas? Não me parece! Do jeito que estão eu percebo-as. Para vender teria de mexer muito, de forma a que todas as pessoas as entendessem, o que iria ocupar muito do meu tempo.
      Resumindo: prefiro usar o meu tempo nos trabalhos.
      Mas, quem sabe, um dia, bem velhinha, quando já não conseguir mexer os dedos...😄

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  3. Que belos trabalhos! Um bom fim de semana|! Bjs

    ResponderEliminar
  4. Oi, Liliana!

    Acho lindo o trabalho feito em macramé, eu não domino a arte e admiro quem o faça.
    Ficou muito bonita as peças que fez.

    Um abraço,
    Sônia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sônia!

      Volte sempre que tiver vontade, tem muito mais Macramé para sair destas mãos.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  5. Que giros! Ideias muito interessantes e diferentes para abrilhantarem os nossos espaços. Bom trabalho, Lili, fico a aguardar mais doces destes. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, pelas sempre gentis palavras e visita, Lete!

      Vou tentar aventurar-me nestes doces, durante a próxima semana... vamos ver se é possível!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  6. Já dominas mais uma arte. Parabéns Mô 😍 😍

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Liliana. Considero o seu trabalho uma verdadeira obra de arte, parabéns. Bom final de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Luiz!

      Muito obrigada pelas simpáticas palavras!

      Abraço
      Liliana

      Eliminar
  8. Lindo panel, eres muy talentosa. Te mando un beso

    ResponderEliminar
  9. Paineis lindissimos parabens...
    Como.sempre maos de fada.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples "obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre!
Liliana

Outras Ideias

Maquete "Sala de Aula"

Tapete de Rolhas de Cortiça

Porta velas em Macramé "Coração"

Flor em Macramé (Nó Quadrado e Nó Festoné)