Turbante de Cabelo e Luva de Banho - Reciclagem de Toalhas de Banho

Há dias, lembrei-me desta reciclagem. Fui procurar e ainda estava na pasta de Ideias a publicar. É sabido de todos que a minha relação com a máquina de costura não é a mais pacífica. Mas, apesar disso, vou conseguindo fazer umas coisitas práticas e de grande utilidade cá para casa, para as amigas, familiares e vizinhas...
Towel Hair Turban and Towel Bath Glove

O turbante é um acessório indispensável para a Filhota. Eu não uso. Gosto da toalha enrolada.
As luvas são muito apreciadas pelos Papás. Os Filhotes preferem esponjas.

Material:
    * Toalhas de banho ou de rosto (velhas);
    * Elástico;
    * Botões;
    * Acessórios de costura...

Passo a Passo:
Turbante
➤ Com a toalha dobrada ao meio fazer o risco. Aproveito sempre as extremidades das toalhas. Assim, evito fazer bainhas e o trabalho fica com um ar apresentável. O primeiro que fiz, sem molde, usei o carapuço de uma camisola.
Este turbante é da Filhota, mas também está bem para mim...
Towel Hair Turban
Towel Hair Turban

➤ Depois de cortar, e antes de ir à máquina de costura, colocar cerca de 10 cm de elástico na ponta mais estreita...
Towel Hair TurbanTowel Hair Turban

➤ Costurar toda a curva (de ponta a ponta), virar, aplicar um botão na zona mais larga e...
Towel Hair TurbanTowel Hair Turban

➤ ... está pronto a usar...
Towel Hair Turban

Luva
➤ Com o que sobra da toalha, tentando sempre aproveitar as costuras laterais, faço as luvas. A minha mão é o molde...
Towel Bath Glove

➤ Riscar (com ou sem o contorno do "dedo") e cortar...
Towel Bath GloveTowel Bath Glove

➤ Coloco sempre uma tira de tecido para poder pendurar...
Towel Bath Glove

➤ Costurar toda a zona curva, virar e... já está...
Towel Bath Glove

As luvas deste passo a passo já sofreram transformações. Retirei os "dedos", coloquei enchimento de almofadas e fechei. São as novas esponjas dos Filhotes.

Já agora deixo aqui mais uma sugestão de reciclagem de toalhas: Dobro as toalhas em 2 ou 3, passo uma costura a toda a volta e fico com uma toalha de pés, super fofa. Singela, estava gasta e velha, dobrada, fica fofa! 😊

Bom fim de semana e... Boas Ideias!

Comentários

  1. Tudo excelentes ideias! Vi também uma ideia de usar toalhas rotas: corta-se em tiras, faz-se uma trança enorme e costura-se em caracol. Fica um tapete de pés super fofo também.

    Se a tua relação com a máquina de costura não é das melhores, a minha relação com a minha máquina de costura deve ser das piores :P Só consegui forrar uma carteira de pano e fazer um pano todo torto para cobrir a máquina. Enfim... só percebo de croché :D nem no tricô acerto --- deixo cair as malhas pelo meio :D Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bella!

      Também fiz a trança e costurei. Para não se desfazer, costurei as tiras, virei e depois trancei. A união teve de ser feita à mão pois ficou muito grosso para ir à máquina de costura. Não gostei do resultado final porque ficou tudo torto!!! As duas que fiz usei como "cobertor" nos abrigos dos gatinhos de rua.

      O meu problema com a máquina de costura é que está sempre a encravar. Com muita dificuldade o ponto sai (mais ou menos) a direito e perfeito... Coitada, já deve estar cansada. Já levou com papel, plástico, tecidos diversos, enfim "é pau para toda colher" 😉

      Ao croché, tens de acrescentar os papeis, a pintura, o feltro, ... Vês, percebes de muita coisa.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  2. Adoreiiiii você é muito criativa, e recicla bem tudo. Fico encantada com tantas ideias.
    E o uso da toca, muito interessante essa ideia.
    Você é demais Liliana. E você domina a máquina sim viu....rs
    Um lindo finde!
    Super bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah e as luvas, esqueci de comentar, ótima ideia.

      Eliminar
    2. Olá, Adriana!

      Cá em Portugal esta touca (turbante) é muito usada. Substitui a toalha que enrolamos na cabeça, depois do banho (pareceu-me que não conhecia!!!).
      Como disse na publicação, eu não uso. A Filhota, as sobrinhas, ... são fervorosas adeptas deste acessório. Quando vamos de férias, para o campismo, levo sempre a mais... nunca regressam.

      Neste trabalho, a bichinha, até se portou bem... geralmente dá luta: encrava, resolve não trabalhar, puxa a linha, ... enfim!!!! A minha amiga vem cá ver qual é o problema e... trabalha direitinho... o problema sou eu mesmo!!! 😂

      Bom fim de semana!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
    3. Aqui não temos o hábito desses turbantes...mas achei super legal e criativo.
      A minha máquina que era da minha mãe....ela também tem hora que tem crises...rs
      Eu fico doida quando ela dá pitisss....
      Mas, não desisto dela, não desista também... 😉😁

      bjs

      Eliminar
    4. Eu não desisto, mesmo.
      Mas deixa-me louquinha!!!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  3. Olá Liliana. Obrigada pela sua visita. Eu gosto muito dad suas postagems. Especialmente esta última para reciclar toalhas usadas.
    Boas ideias. Ja vou seguir-la. Saudaçoês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Beatriz!

      Que bom que gostou! Espero que lhe seja útil!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  4. Olá, Liliana!
    Já sei que uso dar às toalhas velhas, se bem que não sou tão prendada como a Liliana ;)
    Uma publicação criativa!

    https://lalarubus.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lala!

      Se olharmos bem à nossa volta, acabamos sempre por ver mis uma utilidade para o que já estava destinado ao lixo.
      Se à primeira não sair muito bem, à segunda sairá melhor... e por aí vai, até sair bem!
      Bom trabalho!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  5. Adorei a ideia. Nao temas a máquina de costura vai praticando que logo logo a relação de voces fica pacífica kkk.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Juliana!

      Que bom que gostou!
      Estou a trabalhar nessa relação 😂

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  6. Tenho que me render à sua capacidade de aproveitar materiais e recriar.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Juvenal!

      Com um pouco de imaginação e habilidade não é difícil dar uma segunda vida a materiais que já estavam condenados ao lixo.

      Seja muito bem-vindo a este meu cantinho!
      Espero que se divirta por aqui!

      Abraço
      Liliana

      Eliminar
  7. Que peças tão bonitas ,úteis e bem explicadas. Fiquei logo a magicar numa toalha já velhota e que ,irremediavelmente, iria ser transformada em pano de chão. Assim, é bem mais interessante.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Márcia!

      O pano de chão é sempre o último recurso para as minhas toalhas (sejam as de banho ou as de mesa). Além de interessante é muito útil!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  8. MAs que boa ideia adorei o diy super bem explicado.
    *já sigo o blog
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Magda!

      É ótimo receber feedbacks destes! Obrigada!
      Seja muito bem-vinda a este meu cantinho!
      Espero que se divirta e inspire por aqui!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  9. Ideia muito boa e que fez com se deixasse de comprar esponjas de banho! Parabéns Mô 😘

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples "obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre!
Liliana

Outras Ideias

Maquete "Sala de Aula"

Tapete de Rolhas de Cortiça

Coroa de Maio

Flor em Macramé (Nó Quadrado e Nó Festoné)

Lembrança de Comunhão "Profissão de Fé"