Árvore de Natal em Macramé

Boa noite!

Não me lembro de alguma vez ter feito uma publicação ao domingo! O fim de semana pôs-se a jeito e assim o permitiu. Também estava um bocadinho ansiosa para vir mostrar a nossa nova Árvore de Natal!

É do conhecimento geral que, de há uns anos para cá, não nos é possível ter uma árvore tradicional, pois os nossos três pestinhas tratam logo de a deitar ao chão! No ano passado tentei... ficou de pé menos de uma hora!!!
Este ano resolvi fazer uma em macramé...
Macrame Christmas Tree

Pretendia que ficasse com cerca de 1,50 metros. Tem 1,15 metros. Bem aquém das minhas expectativas!!

Material:
* Queria, precisava de fio verde, com 6 mm de espessura. Por encomenda, 200 metros, ficariam por € 40,00 (no mínimo). Muito caro!
Arranjei este fio, com 2 mm, numa loja dos chineses. Cada novelo tem cerca de 290 metros e custou € 3,95. Usei os três novelos.
Macrame Christmas Tree

* Para a decoração reciclei uma corrente de bolinhas vermelhas que já decorou a nossa árvore tradicional e, nos últimos anos, tem decorado os corrimões da nossa escadaria.

Passo a Passo:
➤ Procurei na internet PAPs. Encontrei muitos exemplos e modelos. No entanto eram todos para mini árvores. De todas as mini árvores que vi, a que mais gostei foi esta.
Para os meus padrões, que sei apenas o básico do macramé, de fácil execução.

➤ Experimentei fazer em lã e testar os aumentos...
Macrame Christmas Tree

➤ Esta mini árvore tem 26 fios. A lã tinha alguma elasticidade e, no centro, não ficou tão perfeita como no vídeo...
Macrame Christmas Tree

➤ Como o meu fio era muito fino, juntei três fios, para dar mais corpo, e dei início ao trabalho...
Macrame Christmas Tree

➤ Quem por aqui anda há já algum tempo sabe que nunca sigo um passo a passo à risca. Não é por incapacidade. É porque gosto sempre de dar o meu toque pessoal e há sempre alguma coisa que improviso ou acrescento. O improviso virá mais à frente.
Estava eu já com doze carreiras (terceira foto da sequência acima) e resolvi incluir a decoração na produção da árvore. Desmanchei tudo e recomecei, incluindo a corrente de bolinhas...
Macrame Christmas Tree

➤ Agora temos o improviso. Quando estava com 20 fios de aumento e depois de muitos cálculos, percebi que, para atingir o tamanho que pretendia, precisaria de mais 50 aumentos. Eu só tinha fio para mais 20 aumentos. Gastar mais dinheiro estava fora de questão. A solução encontrada foi: linha sim, linha não fazer um aumento.
Claro que esta solução não me iria permitir ter o tamanho que pretendia mas, se não o fizesse, iria sobrar muito fio, o que seria um desperdício, e ficaria com uma árvore minúscula. Na segunda foto abaixo, percebe-se a diferença: as linhas em que o centro está fechado não tiveram aumento...
Macrame Christmas Tree

➤A decoração no interior da árvore foi colocada por instinto. Sempre que achava que ficava bem...
Macrame Christmas Tree

➤ Trabalhar com 40 fios (X3) requer muita atenção e paciência. Cada grupo de três fios era enrolado, preso com um elástico e rotulado com a indicação do tamanho...
Macrame Christmas Tree

➤ E é chegada a hora de fazer as diminuições para a base da árvore. No vídeo acima e na mini árvore que fiz, as diminuições não englobam todos os fios. Eu arrisquei ir até ao fim...
Macrame Christmas Tree

➤ Para finalizar, em vez de usar os fios das extremidades, usei os dois fios centrais...
Macrame Christmas Tree

➤ ... porque pretendia fazer duas linhas de festoné, com a decoração entre elas...
Macrame Christmas Tree

➤ Usei 10 fios de cada lado para o tronco e rematei, no verso, os restantes...
Macrame Christmas Tree

Não ficou como eu queria, mas valeu pela experiência. Colocada na parede com a iluminação... ficou top! 🎄

Macrame Christmas Tree

E a vossa árvore, é tradicional ou também inovam como eu?

Continuação de um Feliz Dezembro e... Boas Ideias!

Comentários

  1. Bem.... Foram muitos dias de trabalho, mas valeu a pena. Temos uma árvore de natal à prova de gatos! 😂 Parabéns Mô 😘

    ResponderEliminar
  2. Uhruullll, conseguiu terminar !!! Ficou linda! Minha nossa, você foi corajosa, rs.
    Por mais que a gente ame fazer coisas manuais, tem hora que a gente quer ver pronto logo e ver o resultado. E macramê, exige tempo e paciência, dependendo da extensão do trabalho ;)
    Eu amei sua árvore, e deu tempo, e ficou linda!
    Parabéns Liliana pelo empenho e dedicação.
    Tenho 1 gatinho de 4 anos, eu tinha uma arvore maior e desisti de ter árvore grande, tenho uma de uns 60 cm de altura, e mesmo assim os olhos brilham vendo as bolas kkkkk que por sinal brilham, ai sabe o que faço !?
    Quando vamos dormir eu e o marido levamos para nosso quarto e coloco em cima do meu armarinho craft :D
    Só assim para ela ficar intacta kkkk, e se precisarmos sair de casa, fazemos a mesma coisa kkkkkkkkkkk
    Tudo pelo meu Floquinho fofo!
    Mães te pet são assim né....a gente muda as coisas hahaha
    Super bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Adriana!

      Foi trabalhoso e quase uma corrida contra o tempo!
      Mas está lá, linda, bela e maravilhosa 😃
      Nunca mudei a minha árvore de divisão porque era muito grande. Simplesmente desisti de ter de a apanhar do chão e, nos últimos anos, tenho feito árvores diferentes fixas/coladas à parede.
      Enquanto houver ideias vou fazendo uma diferente todos os anos...

      Mudamos mesmo! Às veze até mais do que com os Filhotes!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  3. Ficou espetacular!! Uma ideia muito gira e original e assim, os pestinhas já não a podem por ao chão!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Márcia!

      Embora a maior peste ande sempre a ronda-la, ainda não foi ao chão... os fios ao dependuro são uma tentação...

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  4. Hola Liliana, pero qué trabajazo!!! Impresionante, me imagino cómo habrás trabajado para hacer ese hermoso árbol en macramé. Quedó precioso, y seguro las niñas no lo van a poder estropear! Te dejo un gran abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias, Alicia!

      Sí, fue laborioso, pero muy gratificante!
      Los gatitos están alrededor... hasta ahora no ha habido accidentes.

      Besos
      Liliana

      Eliminar
  5. Adoro estas belíssimas reciclagens! _:))

    **
    Amo a vida na sua forma de ser...
    -
    Beijo e um excelente feriado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cidália!

      Seja muito bem-vinda a este meu cantinho!
      Espero que se divirta e se inspire por aqui!

      Bom restinho de semana!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  6. Fica super cute *-*
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. This look amazing. Thank you so much for sharing this idea.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/12/scentxplore-2020-first-virtual-niche.html

    ResponderEliminar
  8. Olá, Liliana!

    Espero k estejam todos bem. Eu estou bem, mas com "n" coisas para terminar.

    Nunca tinha visto uma árvore de natal assim. Que "coisa" invulgar!

    Deu-te imenso trabalho, tiveste de pôr a tua imaginação, tão fértil e talentosa à prova, e gostei imenso de te ver tão compenetrada no teu trabalho, deixa que te diga. Tens ar de artista, sem dúvida.

    As tuas pestinhas não te deixam fazer árvore de natal tradicional, mas sabes, aquelas criaturinhas não resistem a bolinhas, e então coloridas, luzes, piscando, enfim, tudo o que seja mimoso, e zás, resolvem "compor melhor -rs". São felinos e está tudo dito.

    Parabéns pelo teu excelente trabalho e pela tua paciência e inovação.

    Eu não faço árvore de natal de nenhuma espécie há uns aninhos e não celebro o natal com aquela pompa e circunstância. Não tenho filhos, como sabes, e isso talvez seja uma das justificações para que não comemore esta data escolhida e imposta pela igreja. Tudo acontece na minha cozinha, como aquilo que calhar e sinto-me feliz. Família, quase não tenho, ou melhor, tenho uma dúzia de primos e primas, que nem sei bem onde moram, mas cada um na sua. Que tenham saúde e a mim que me não falte.

    Vou fazer uma pausa no meu blogue e só voltarei a postar depois dos Reis.

    Desejo a ti, marido, filhos e restante família um natal de amor, com "n" cuidados e poucos ajuntamentos e que 2021 seja um ano melhor para toda a Humanidade.

    QUE O UNIVERSO NOS PROTEJA!

    Beijinhos, abraços e mta saúde.

    ResponderEliminar
  9. Olá, Céu!

    As primeiras frases do teu cometário fizeram-me sorrir. Eu, com ar de artista! Aceito e agradeço o elogio.
    Deu muito trabalho e, sim, foram muitas horas de trabalho mas, agora, tenho uma árvore definitiva e à prova das pestinhas. Eles bem tentam ir lá mas a "coisa" está bem feita e não têm qualquer hipótese. 😂

    Já tinhas mencionado que não tinhas família chegada. Na altura lamentei por isso. No entanto, as nossas "conversas" dão para perceber que lidas bem com a questão.

    Ontem fui ao teu blogue. Aguardo por janeiro...

    Ainda os Filhotes eram pequenos (bebés) e nós já fazíamos o natal a 4. Dias antes costumamos conviver com avós, tios e primos. Do meu lado, há 2 anos, fizemos em janeiro. Mas não foi a mesma coisa - faltava alguém muito, muito importante. No ano passado nem se fez. Este ano...
    Portanto, o nosso natal será a 4, como tem sido. E olha que é muito divertido. A Filhota já fez a playlist para, depois do jantar, fazermos uma discoteca na sala.🕺

    Tal como tu, também desejo que 2021 seja melhor para toda a Humanidade.
    Desejo-te muita saúde, trabalho com conta, peso e medida e que sejas Muito Feliz!

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples "obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre!
Liliana

Outras Ideias

Maquete "Sala de Aula"

Tapete de Rolhas de Cortiça

Porta velas em Macramé "Coração"

Flor em Macramé (Nó Quadrado e Nó Festoné)