Coroa de Junho "Suculentas"

Boa tarde!

Este mês resolvi voltar a fazer uma nova coroa para a nossa porta de entrada.
As suculentas viraram moda! Eu tenho alguns vasinhos. Um dia destes faço uma publicação sobre o tema pois, até na jardinagem, eu uso reciclagem. Para todo o lado que me viro, só vejo e ouço falar de suculentas! Então, resolvi acompanhar a moda e fazer um jardim de suculentas na coroa de junho.

Das Ideias aos atos vai uma distância muito grande… Como? Com quê?
Bom, depois de dar algumas voltas à cabeça, este foi o resultado:
June Wreath

Material e Passo a Passo:
Para a base, usei um "vime", muito maleável. Não sei se é este o nome do material, mas é muito parecido com vime. Chegou até mim no meio das amostras de tecido que me costumam dar.
Primeiro, fiz uma roda e, depois, pegando em pequenos pedaços, fui enrolando, sempre no mesmo sentido.
June Wreath
June Wreath

Ficou assim:
June Wreath
June Wreath

Apesar de a base ter espessura suficiente para os "vasos" de suculentas, resolvi fazer um apoio na parte de trás.
Para isso, usei uma rede que, em tempos, adornou um ramo de flores e ocultei-a com folhas de limoeiro.
Cozi a rede à base com fio transparente.
June Wreath
June WreathPara os vasos e adornos, socorri-me da compostagem lá de casa - cascas de limão e de laranja.
Retirei o máximo que consegui da parte branca interior, pois é muito ácida.
Deixei secar de um dia para o outro.
Apliquei laca do cabelo, na tentativa de isolar a zona ácida e conservar - não sei se vai dar resultado, mas foi o que me ocorreu fazer. Vamos aguardar e ver...


Colocar terra, plantar as suculentas, regar e...
June Wreath
June Wreath

… agora é só aplicar os adornos na coroa. Usei cola quente, que funcionou muito bem na parte interior das cascas de laranja. Nos vasos (cascas de limão), a cola quente não aderiu tão bem. Como fiz o apoio na parte de trás, os vasos ficaram encaixados e esperemos que não saiam disparados quando alguém, em vez de fechar a porta, a bater com um pouco mais de força!!
June Wreath
June Wreath
June Wreath
Esta é daquelas coroas que não tenho muita fé que vá durar o mês todo! Mas tenho a esperança de ser surpreendida! Farei uma atualização para dar o ponto de situação...

O Mô costuma dizer: "Só inventas!". Mas eu gostei desta invenção! Ficou tão gira! Não acham? E amantes de suculentas, há por aí?


Atualização 08 de junho

Ao fim de uma semana a minha coroa teve de ser intervencionada! Nada que já não estivesse a prever!

Rego as suculenta, todos os dias, e as cascas de limão começaram a ganhar bolor. A laca de cabelo não foi eficaz.
As cascas de laranja, por seu turno, secaram e, sob o meu ponto de vista, deram um ar mais rustico à coroa.
June Wreath
June Wreath
O problema está na água da rega. Resolvi proteger as cascas de limão com plástico. Novamente, socorri-me da compostagem e, depois de selecionar e limpar quatro cascas de limão:
- deixei-as a secar cerca de 12 horas,
- forrei-as com película aderente,
- cortei os excessos,
- transferi o conteúdo das cascas originais e
- apliquei na coroa...

June Wreath

Estas cascas são maiores que as primeiras e não consegui manter o mesmo número de cascas na coroa. Refiz os "vasinhos" e deixei ficar apenas três.

Agora, aguardo para verificar se esta solução é eficaz…
June Wreath

Feliz junho e... Boas Ideias!

Comentários

  1. Está mto gira.. É uma ideia original para ter suculentas. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Eva.
      O desafio é ver o tempo que dura.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Adiantei-me e já não pudeste dizer que eu "só invento"! 😃
      Obrigada, Mô!

      Eliminar
  3. Está girissima, essa coroa. E a base dá para ir aproveitando e variando a decoração.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Coisas de Feltro!

      Sempre que faço uma base nova (e já fiz algumas), o objetivo é poder usar com outras decorações. Cheguei a um ponto em que, não só vario a decoração como também, vario a base.
      O desafio, nesta coroa, é mesmo o uso de elementos naturais e perecíveis em contacto com a água, o que obriga a uma extraordinária proteção.
      Vamos ver como corre...

      Muito obrigada pela sua visita! Volte sempre!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  4. Gostei da coroa, só acrescentava verniz nas cascas para que não viesse a estragar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois. As cascas de laranja ficaram até muito bem - secas.
      O problema foram mesmo as de limão que levam com água da rega.
      Cheguei a equacionar o verniz mas, o que tenho é muito escuro e iria tirar o ar natural que eu pretendia dar à coroa.
      O mês de julho está a chegar e, com ele, uma nova coroa 😃

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples "obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre!
Liliana

Outras Ideias

Maquete "Sala de Aula"

Tapete de Rolhas de Cortiça

Porta velas em Macramé "Coração"

Flor em Macramé (Nó Quadrado e Nó Festoné)