Pulseira em Macramé "Maria" e...
...a minha evolução na Arte dos Nós

Regra geral, os meus trabalhos são produzidos no meu atelier/oficina (vulgo: o cantinho físico do Ideias, preparado por mim e pelo Mô, há uns anos. Falei dele aqui).
No entanto, nestes últimos meses, tenho passado muito mais tempo na nossa sala e sempre com um trabalhinho em mãos. Projetos pequenos que, pela sua natureza, não produzem resíduos durante a produção.

Estou a falar dos meus macramés, e exemplo disso é esta pulseira...
Macrame Bracelet

Pretendo fazer um painel para a cabeceira da nossa cama. Trabalho grande e ambicioso! Por um lado, tenho pressa, ansiedade mesmo, de meter as mãos nos fios e começar o trabalho. Por outro lado, tenho a consciência de que é um trabalho complexo e ainda não estou preparada para tal empreitada.

A acrescer a esta minha consciência, há o facto de as lojas ainda não estarem a 100%. Terei de comprar fios específicos, mas quero vê-los, senti-los... Perto de mim existe uma fábrica e loja da especialidade mas não estão abertos ao sábado. Se estivessem, já lá teria ido e, com certeza, teria perdido a cabeça. Seria precipitação porque, como disse acima, não me sinto preparada para uma empreitada destas e iria comprar os fios errados, nas quantidades erradas. Melhores dias virão e hei-de ter a oportunidade de ir lá fazer uma visita e, aí sim, perderei a cabeça, mas com ela em cima dos ombros! - Há que ver o lado positivo!

Já assisti a alguns workshops e lives. Estou na fase em que os conteúdos destas ferramentas já não me ensinam nada de novo. São muito repetitivos e não exploram as questões mais pertinentes para quem quer evoluir. Foram muito úteis no início mas não me permitirão avançar mais.
Os tutoriais da internet também já não me são úteis. Só os visualizo quando tenho uma dúvida mais específica de como iniciar ou finalizar o trabalho e não quero perder tempo a pensar. Quando estou disposta a pensar, olhando para uma imagem e/ou rabiscando no meu caderninho, consigo perceber as voltas que tenho de dar aos fios para obter o resultado desejado.
O próximo passo seria um curso. Dizem por aí que o macramé está na moda e existe, neste momento, um boom de cursos online, lecionados por "macrameiras" de todo o mundo. Sendo a oferta muito grande e diversificada, fica difícil a escolha!

Entretanto, vou fazendo experiências com fios finos (os que vou encontrando nas lojas cá da terrinha). Projetos pequenos que me darão ferramentas para, espero eu, dar o salto e fazer o meu painel de cabeceira.

Claro que as ideias já estão todas inventadas e o que eu vou fazendo é misturando nós, cores e texturas, experimentando combinações, variações e novas aplicações. Não pretendo, de forma alguma, fazer cópias de outros trabalhos, e vou aplicando as minhas habilidades e inspiração para criar coisas novas e inovadoras. Como aconteceu com os meus frascos: o revestimento do gargalo é completamente diferente do que se vê por aí. O trabalho também é todo produzido diretamente no próprio frasco, o que permite o perfeito ajuste da "roupa" ao "corpo". Esta prática não é muito comum e nem sempre a "roupa" assenta como deveria. 

Durante o processo, muitas vezes tenho de alterar o "caminho" pois não está a resultar. Ato e desato inúmeras vezes até sair como idealizei. Já me aconteceu de desmanchar um trabalho inteiro e voltar ao início!!! E, acreditem, desmanchar macramé não é como desmanchar croché ou malha. Nestes dois últimos tiramos a agulha, puxamos o fio e... já está. No macramé temos de desmanchar desatando nó por nó. Imaginem o que é desmanchar um trabalho que já conta com cerca de 600 nós!!! Mas não fico incomodada nem desmotivada, pois, com estes percalços, já aprendi mais do que em todos os workshops, lives e tutoriais que assisti.

Estas experiências, estes projetos, são realizados durante curtos períodos dos meus serões e, por norma, estendem-se por vários dias. Vou fazendo e tomando apontamentos do evoluir ou recuar do processo e acabo por não fazer reportagem fotográfica, daí só ter fotografias dos trabalhos acabados para mostrar.

Apesar do desenrolar do trabalho ser lento, já tenho alguns trabalhos feitos que vou espalhando pela casa e/ou usando no dia a dia. A Filhota também já foi bafejada pela sorte e ganhou duas peças para completar os seus outfits.

Nenhum destes projetos surgiu do nada. Todos tiveram a sua razão de ser ou existir e têm a sua história.
É o caso da Pulseira "Maria", que foi um pedido da Filhota para presentear a melhor amiga.

➤ Não consegui fazer igual à foto que ela me mostrou porque o fio não tem a espessura adequada e também não é o mais indicado para este tipo de trabalho. O indicado seria um fio mais fino e encerado. Usei um fio de 1 mm, de algodão.
➤ Esta inadequação do fio também teve consequências na hora de aplicar as contas, que tinham uma entrada muito estreita. Recorrendo a alguns estratagemas, consegui incluir as contas no trabalho, mas a posição de entrada é diferente da aconselhada, logo, o aspeto final ficou algo diferente.
➤ Na imagem de onde tiramos a ideia desta pulseira não era possível ver o início e o fim, ou seja, como iria a mesma fechar no pulso. Socorri-me das minhas lembranças de miúda (quando fazia pulseiras em macramé) e finalizei a meu gosto. 

➤ Apesar de todas as diferenças, a Filhota gostou do presente. Quanto a mim, acho que poderia ter ficado bem mais bonito e elegante se o fio fosse o adequado. Valeu pela experiência e pela prática do Nó Festoné...
Macrame Bracelet

Para não me estender mais (pois já vai longa a conversa), hoje fico-me por aqui, e na próxima publicação trarei 2 mini painéis e a sua história.

Até lá e... Boas Ideias!

Comentários

  1. Pulseira algo trabalhosa e super gira. Elogio o seu talento, inspiração e criatividade.
    .
    Abraço de amizade poética
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Olha eu acho que a pulseira ficou lindíssima e bem original! As continhas prateadas enfeitam bem a pulseira de algodão branco! O ponto escolhido que faz ziguezagues fica muito lindo!

    Eu não aprendo bem de vídeos. Prefiro ver a foto e tentar perceber como fizeram ou a minha forma preferida de aprender é ler a descrição do modo como fizeram.

    Quanto às lojas, eu não tenho muita sorte em encontrar lojas da especialidade. Eu vou comprando as coisas à medida que me aparecem à frente :) Em Aveiro e Coimbra, não conheço muitas lojas de artesanato.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bella!
      Que bom que gostaste da pulseira!

      Socorro-me das três ferramentas (vídeos, fotos e/ou descrições) e vou conseguindo desenrascar-me.

      Como os meus trabalhos são à base de reciclagem, nunca tive necessidade de visitar lojas de artesanato. Em alguns trabalhos uso colas que se adquirem em qualquer drogaria ou superfície comercial.
      Para fazer macramé já preciso de adquirir os fios. Para as minhas experiências tem servido perfeitamente o que vou encontrando mas, para um painel grande, preciso de fios com determinada espessura e textura que não encontro no comércio local.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  3. Este post parece que foi criado por mim, eu falo como você kkkkkkk
    O mesmo tanto que falo eu gosto de ler, adorei este post, você explica tão bem as situações e resumidamente que parece que estou lendo um livro 😉🥰
    Seus trabalhos são lindos e sua criatividade ilimitada !!!
    Já estou imaginando a cabeceira linda, mas não imagino os nós que usará....e vou aguardar mesmo que só dê para comprar ano que vem as linhas kkkkk. Eu aguardo!!! Sem pressa!!!
    Quanto a pulseira Maria, achei linda, ficou um charme, delicada, mesmo sem ser o fio encerado, também a gente que adora um trabalho manual, não se limita, eu hoje passei a tarde terminando um gnomo, eu queria faz mais de 1 ano fazer um, achei um molde, e sem saber direito a montagem, eu fui e fiz...achei fofo demais, em breve postarei lá no bloguito. E minha menina me pediu para ajudar ela, queria fazer um urso panda. Ai ela desenhou o no papel como seria e ai passamos para o feltro. Eu tive que ajudar ela bastante neste pois, é muitas partes e ainda feltro preto pra enxergar já viu kkkkk. Isso porque essa pessoa aqui já tem óculos multifocal 🤣. Bom me prolonguei neste comentário....
    Eu também sou como você se tiver que desmanchar para arrumar, vou na fé e coragem.
    Nem imagino você desmanchando os nós do macramê 😁😮🙃😲 kkk
    A gente se diverte nas artes, é que importa...eu também gosto e prefiro ir a loja e pegar e sentir o material, ver a cor e tudo mais....tenho saudades desta liberdade. Tomara Deus que tudo passe e em breve poderemos voltar a ativa.

    Bjs querida Lili.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Adriana!

      Este texto é o resultado de uma manhã inspirada para a escrita! Depois da publicação sair conclui que me excedi!!! 😮

      Espero sinceramente que não demore tanto tempo para conseguir comprar os fios. Quero fazer o painel o quanto antes. Os meus dedos estão com um formigueiro que nem é bom!

      Nós não nos limitamos mesmo e, se não temos o material mais adequado, a solução é inventar, ajustar. Nem sempre corre como esperamos mas faz parte do processo. Lembro-me que, num dos primeiros trabalhos que vi teus, te aconteceu o mesmo e o resultado final ficou extraordinário! Aguardo para ver o gnomo... e também quero ver o panda...
      Trabalhar com preto é sempre complicado. Há dias, estive a fazer xuxus e máscaras para a Filhota, tudo em preto... não há óculos que nos valham! 😂

      Como o fio está escasso não me dou ao luxo de desperdiçar, então tenho, no meu quadro de cortiça, mais um trabalho para desmanchar (uma experiência que não me agradou). Está a aguardar que eu ganhe coragem! 🤔

      No próximo mês, aqui, vamos ter alguns feriados com possibilidade de fazer ponte (vulgo: 1 dia de férias). Tentarei, nessa altura, "perder a cabeça... em cima dos ombros".😉😊

      Acredito que tudo isto vai passar e iremos ter a nossa tão desejada liberdade!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  4. Muy lindo eres muy habil te mando un beso

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Olá Liliana
    O meu comentário tinha um erro e tive de o remover.
    Vamos lá ver se consigo transcrever tudo o que disse.
    Quase não lia o post todo 😀, gosta mesmo de escrever 😃
    Tudo o que vejo sobre Macramé, (que é pouco) dá para perceber que quem o faz é muito exigente e perfeccionista. Tal como a Liliana.
    Também são persistentes!
    A pulseira está linda 😍
    O desafio está lançado. Tenho a certeza que o vai concretizar! 👍
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ângela!

      Eu andava a cismar com o facto de não ter passo a passo deste e de outros trabalhos de macramé... tanto cismei que resolvi dar uma explicação e... saiu isto!!! Pelo menos disse tudo de uma vez e, tão cedo, não voltarei a massacrar o povo com um texto tão grande (espero eu! 😄).

      O macramé não se socorre de nenhum instrumento. Não há uma agulha que ajude no ajuste do ponto, por exemplo. São apenas os nossos dedos que trabalham. Outra coisa que percebi é que fazer o trabalho aos bocados não é muito funcional. No dia seguinte a nossa força e firmeza não é a mesma e o nó (ponto) acaba por sair diferente. Foi o que aconteceu com o trabalho que tive de desmanchar. A concentração também é um fator muito importante.

      Persistente sempre fui. Os "Tapetes de Rolhas", os "Tapetes de Trapinhos", a Casinha da Bonita" e o "Galo", são exemplos disso.

      Também gostei muito da pulseira. Obrigada😊

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  7. O teu passatempo tem nos dado obras de arte que ainda por cima são úteis. Parabéns Mô 😘 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, os frascos andam numa roda viva: com flores, com material escolar, com pincéis, com velas, ...;
      Acessórios a enfeitar a amiga da Filhota;
      Os painéis a decorar a sala;
      ... tudo muito mais bonito!
      Aguardemos pelo que está para vir... 😉
      😍😘

      Eliminar
  8. Na minha opinião ficou muito bonita. Esta técnica está a ganhar cada vez mais adeptos.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cristina!
      Sim, está novamente na moda.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  9. Ficou muito bonita e , de certeza, que a amiguinha da tua filha adorou. Admiro os teus trabalhos em macramé e, inspirada por ti, inscrevi-me num curso online. Vamos lá a ver como me vou portar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Márcia!
      Sim, a amiguinha gostou muito.

      Quando vi este teu comentário, esbocei um sorriso... fiquei mesmo feliz por te ter inspirado! Tenho a certeza que te vais sair muito bem.
      Entretanto também já me inscrevi.

      Bom estudo!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  10. A Maria adorou! E eu também! Ter uma mãe talentosa vale tudo ehehe 🥰

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum! Andas por aqui camuflada!!!
      Eu sei que vocês adoraram, nem sairia nada daqui que não fosse do teu agrado! 😊😘

      Eliminar
  11. Amei a pulseira. Espero viver muiiiiiiiiiiiiiitos anos ainda e com saúde e disposição para aprender muitas coisas ainda. Macramê é uma delas. Mas, por hora, meu foco está na costura. Gosto muito do teu trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carla!

      Vai ter a oportunidade de aprender macramé e tudo o mais que deseje.
      O seu foco está muito bem orientado pois, os seus trabalhos são maravilhosos!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  12. Hola Liliana, pero qué belleza esa pulsera, está divina!!! Yo hago un poco de macramé, pero con hilos gruesos, más tipo rústico, no me animo con los hilados finos. Esta creación tuya me ha enamorado. Muy fina, delicada, femenina. Un regalo ideal. Te deseo que estés bien, y te mando un abrazo virtual!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Alicia!

      Eu estou bem. Obrigada pelo cuidado e pelos elogios!
      Ainda não me aventurei com os fios grossos porque não os consegui comprar. O painel que pretendo fazer será com fios mais grossos.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  13. A pulseira ficou muito bonita!! Força para essa empreitada. Temos a certeza que quando começar a fazer o resultado final vai ficar top. Beijinhos, tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Família Piruças!

      Devo confessar que já estava com saudades vossas!
      Claro que entendi o motivo da ausência.

      Eu espero que fique mesmo top!

      Beijinhos e tudo de bom!
      Liliana

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples "obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre!
Liliana

Outras Ideias

Maquete "Sala de Aula"

Flor em Macramé (Nó Quadrado e Nó Festoné)

Porta velas em Macramé "Coração"

Tapete de Rolhas de Cortiça

Jardins Suspensos