Chinelos de Ganga

Bom dia!

Como estão?

Há uns dias, a minha Irmã mais nova ligou-me um bocadinho atrapalhada porque, lá em casa, estavam a ficar sem chinelos de quarto (pantufas). Com o comércio fechado e não sendo um bem essencial, a Cachopa viu-se na necessidade de resolver a questão, recorrendo à reciclagem. Pediu-me algumas dicas para fazer os modelos de pantufas que estão aqui neste cantinho e, de uma assentada, lá fez 3 pares de pantufas.

Eu fiquei a pensar no assunto pois, pantufas para este tempo, podem tornar-se desconfortáveis.

Este fim de semana, fui ao "baú" do "lixo" guardado e... o Mô ganhou uns chinelos novos:
Denim Slippers

Material:
* 2 Solas de borracha - costumo guardar as solas dos chinelos velhos, se ainda estiverem em condições de voltarem a ser usadas, ou seja, se não apresentarem grandes deformações;
* 2 Pernas de calças de ganga;
* Ferro quente - para furar a sola;
* Máquina de costura, linhas, tesoura, ...

Passo a Passo:
➤ A minha ideia consistia em fazer um chinelo completo com a ganga e depois aplicar/coser na sola.
➤ Com o ferro quente, fazer furos na sola para a posterior aplicação do chinelo de ganga.
Não fiz medições, foi a olho. Guiei-me pela marca da cola na parte de cima da sola e fui furando...
Denim Slippers

➤ Agora vamos fazer a base do chinelo de ganga. Chamemos-lhe "palmilha".
Virar a perna de ganga do avesso. Colocar a sola sobre a ganga e desenhar o seu contorno.
Fiz este risco na parte mais estreita - as calças eram do Mô e tinham largura suficiente.
Coser a toda a volta, deixando uma pequena abertura para poder virar.
Nas fotos, a abertura, está no lado direito.
Denim Slippers
Denim Slippers

➤ No que sobra da perna, riscar a parte de cima.
Fiz o desenho a olho, pois não tinha nenhuma peça solta para usar como molde.
Guiei-me pelas medidas que tirei de um outro chinelo (tamanho 42/44):
-  24 cm, na parte superior (abertura, por onde entra o pé);
- 18 cm, de profundidade (desde a abertura até à extremidade frontal do chinelo).
Denim Slippers

➤ Coser, deixando uma abertura para virar. Nas fotos abaixo, a abertura, está no canto superior esquerdo:
Denim Slippers
Denim Slippers

➤ Unir as duas peças.
Encontrar o meio das duas peças e usar essa indicação como orientação.
O alfinete vermelho, que se consegue ver na foto representa o meio...
Denim Slippers

➤ Na foto abaixo vê-se que, cerca de, metade da parte superior já está unida à palmilha. Coser a toda a volta da palmilha até voltar a apanhar a parte superior e unir a outra metade.
Denim Slippers

E aqui temos o nosso chinelo de ganga:
Denim Slippers

➤ Agora é só aplicar o chinelo de ganga na sola de borracha.
Usei as molas para manter o chinelo no sítio, conforme ia cosendo...
Denim Slippers

➤ Nesta fase, cheguei à conclusão que deveria ter furado a sola com mais cuidado e rigor.
Os buracos estavam muito afastados e não tinham a mesma distância entre si.
Ao coser, os pontos não ficaram homogéneos.
Tentei minimizar, fazendo alguns furos intermédios com a agulha. Usei várias agulhas...Fui experimentando...
A mais eficiente, foi uma agulha de bordar que costumo usar no ponto de cruz.
Denim Slippers

➤ Repetir todo o processo com a outra sola e a outra perna...
Denim Slippers
Denim Slippers

Pela descrição até pode parecer que é um trabalho muito moroso! Não é. O primeiro chinelo demorou um pouco mais de tempo mas, o segundo, já foi bem mais rápido. A parte mais demorada é mesmo coser o chinelo de ganga à sola e, a agulha certa, fez toda a diferença.

Desde ontem, os chinelos estão em fase de experiência.
- Ficaram perfeitos? / - Não. - Ainda há alguns detalhes a aperfeiçoar.
- Vão durar? / - Não sei. - O meu receio está nos furos que fiz com a agulha pois o fio pode cortar a borracha. Os furos feitos com o ferro quente ficam "selados" pelo calor e esses não me preocupam. É uma questão de aguardar e ver...
A avaliação agora terá de ser feita pelo legitimo proprietário...
Denim Slippers

De qualquer forma não faltam solas de borracha cá em casa a aguardar novo uso. Com certeza, voltarei em breve com mais chinelinhos destes! 😊

O que acharam?
Espero que tenham gostado e percebido as minhas explicações. Se houver alguma dúvida, não hesitem em coloca-la nos comentários.

E agora, se me permitem, umas palavrinhas para a Cachopa: Mana, aqui está mais um desafio. Espero que ainda tenhas os chinelos velhos! Sei que não tens máquina de costura mas, o trabalho não é assim tão grande... Faz-se bem à mão.

Votos de uma boa semana e... Boas Ideias!

Comentários

  1. Acho a ideia fantástica e diferente. Parabéns....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eva,

      Em tempos de crise a ordem é para desenrascar. Não é que estivéssemos a precisar de chinelos "novos", apenas aproveitei a onda da Mana!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  2. Boa dica! Esta não conhecia! Uma ótima maneira de reciclar ganga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tropa do Batom,

      Obrigada.
      A ganga é muito versátil e pode transformar-se em inúmeras coisas. Aqui, no blogue, já tem alguns exemplos.
      A próxima publicação também será uma reciclagem de ganga...
      Voltem sempre!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  3. Como cobaia só tenho a dizer que está muito bem feito e são confortáveis! Parabéns Mô!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Mô!

      Cobaia não!
      Modelo. Tu és o meu modelo, ou manequim, como queiras... mas cobaia não!
      Testa-os bem. Eu sei onde estão os eventuais pontos fracos, suscetíveis de aperfeiçoamento.
      Se resistirem contigo, resistem com o resto da família.
      Até já tenho uma Ideia para uns mais fresquinhos, para as férias. 😃

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Fico à espera da invenção para o Verão!

      Eliminar
  4. Já tinha visto as fotos no Instagram e tinha achado imensa piada! Tens imenso talento!

    Um beijinho *

    https://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patty,

      Além de terem sido a minha terapia de fim de semana, foram bem baratinhos! 😉

      Beijinhos
      Fica bem!
      Liliana

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Obrigada Patrícia.
      Super práticos e confortáveis!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Olá Márcia,

      Foi uma boa reciclagem! Estou na expectativa para ver quanto tempo duram.. para já, não há queixas. 😃
      Fique bem!

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  7. Oi, Liliana, querida!

    Que ideia maravilhosa e você tem tanto talento! Reciclar é bem importante para o ambiente.

    "Há uns dias atrás" escreveu você. Só podia ser, né? Há uns dias à frente não está legal, não existe, nem faz sentido. Desculpe, querida, mas foi só para te dar uma mãozinha, como costumamos falar.

    Beijos e tudo de bom!

    Lucilene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lucilene!

      Obrigada pelos elogios e... pela observação, tão pertinente!😃
      Tem toda a razão. Já corrigi.

      Agradeço a sua visita. Volte sempre!
      Fique bem!
      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  8. Opa tenho de dar a nossa morada para enviar um par de chinelos. Nós estragamos muitos chinelos.
    Nada como reciclar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em reciclar é que está o ganho!
      Faço com gosto, mas têm de me enviar as solas de borracha dos chinelos antigos…

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples "obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre!
Liliana

Outras Ideias

Maquete "Sala de Aula"

Tapete de Rolhas de Cortiça

Porta velas em Macramé "Coração"

Flor em Macramé (Nó Quadrado e Nó Festoné)