Reparação do Tapete de Rolhas de Cortiça

Já tivemos uma Manutenção... e agora temos uma Reparação. Devo confessar que não esperava ter de fazer nada semelhante a um tapete com menos de 2 anos!!

Vamos então diretos ao assunto: O Tapete de Rolhas de Cortiça "Retângulo" sofreu um "acidente"...
Wine Cork Mat

Regressou às minhas mãos neste estado...
Wine Cork Mat


As rolhas não estavam danificadas, embora já faltassem algumas. O problema estava na base: o tecido apodreceu!
A solução mais simples que encontrei, no sentido de aproveitar a estrutura, foi colocar uma base nova:
➤ Deixei o lado do avesso, ao sol, durante um dia inteiro;
➤ Com  uma escova e um pano, retirei e limpei o máximo de impurezas;
➤ Pelo lado das rolhas, para eliminar o lixo que estivesse alojado entre as mesmas, usei o compressor;
➤ Preparei, na máquina de costura, o tecido para a base;
➤ Trabalhando pelo avesso, apliquei a nova base com cola quente;
➤ Preparei novas rolhas e preenchi os espaços vazios.

Nestas duas montagens podemos ver o antes e o depois da minha intervenção...
Wine Cork Mat Wine Cork Mat
Depois de envernizar, ficou como novo!
Wine Cork Mat

O meu tapete (este) tem quase 9 anos e está com a base impecável (suja, como é normal, mas em bom estado). A base deste apodreceu, porque não recebeu a única atenção que pede: de vez em quando virá-lo ao contrário para arejar/secar a base.

Agora que já me sinto mais bem dispostinha, vou ali tratar de uma outra arte...

Bom fim de semana e... Boas Ideias!

Comentários

  1. Deixo o meu elogio pela inspiração e criatividade.
    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  2. É uma pena como o tapete chegou às tuas mãos! Ficou como novo! Espero que os donos tomam mais cuidado! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bella!

      Fiquei muito zangada e perceberam. Acho que não irá voltar a acontecer... espero.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Oh, que pena e que trabalheira! Se calhar com um pouco mais de cuidado não chegaria a tanto... fizeste um bom trabalho, pois ficou como novo. Parabéns, Lili e volta sempre com as tuas artes que adoramos ver-te por cá. Beijinho, tudo a correr bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lete!

      Sim, bastava um pouquinho de cuidado! Não digo que dure toda a vida mas, como faço referência, o meu está a fazer 9 anos e a base está em boas condições.
      Ficou o consolo de ter sido mais um desafio que superei.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá, bela publicação. Estranhando a sua ausência
    .
    Pausa para férias e descansar? Cansaço do blogue?
    Falta de inspiração para escrever e publicar?
    Está doente? Se for o caso, rápidas melhoras.
    .
    Dê notícias
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderEliminar
  5. Olá, Ricardo!

    Não estou de férias.
    Não é cansaço do blogue.
    Não é falta de inspiração, neste caso, trabalhos para publicar.
    Não estou doente.
    A resposta certa é: falta de tempo. As rotinas familiares sofreram algumas alterações e eu acabei por ficar mais sobrecarregada.

    Agradeço o seu cuidado e preocupação!
    Cumprimentos artesanais

    ResponderEliminar
  6. Nice post thank you Tonya

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples "obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre!
Liliana

Outras Ideias

Maquete "Sala de Aula"

Tapete de Rolhas de Cortiça

Porta velas em Macramé "Coração"

Flor em Macramé (Nó Quadrado e Nó Festoné)