Bem Vindas (os)

Nos últimos anos tenho elaborado alguns trabalhos para os Filhotes. Ao revê-los achei que se justificava a criação de um Blogue para os expor/partilhar. Daí surgiu a ideia de dar uma nova vida a este cantinho.
O que pretendo é mostrar os trabalhos que já estão feitos, com reciclagem e não só, e outros que forem surgindo.
Ideias não faltam, jeito (acho que não tenho muito, mas sinto que ao longo do tempo as coisas vão saindo cada vez mais perfeitas) e o gosto pela coisa abunda por estes lados.
Sempre que possível, colocarei o "passo a passo" pois, acho que, só assim é que estou realmente e partilhar - dando a oportunidade, a quem me visita, de poder também fazer estes trabalhos.

Espero que apreciem a visita e... comentem (só assim poderei melhorar/corrigir).

Divirtam-se e
Boas Ideias!

sábado, 11 de maio de 2013

Tintas caseiras

Como já referi neste meu cantinho, todos os anos ofereço um miminho, feito por mim, aos Filhotes. Este ano resolvi inovar e, no Dia da Mãe, tivemos uma atividade.


Fazer tintas caseiras.

A ideia surgiu quando uma amiga, em conversa, lamentou não poder dar asas ao seu sonho de pintar porque as tintas são caras. Sem saber ao certo o que dizia respondi-lhe que, com certeza, é possível fazer tintas caseiras. Fiquei com a pulga atrás da orelha e fui pesquisar...

Esta não é de todo a minha área, ou pelo menos aquela em que me sinto à vontade pois, para o desenho e para a pintura, não tenho jeito absolutamente nenhum. Mas quem tem crianças, tem sempre um desenho para pintar... Era o caso. A Filhota tinha um trabalho da escola para terminar e as tintas escolares não estavam a dar resultado. Resolvi testar o pouco que tinha pesquisado, embora não tenha seguido à risca nenhuma das receitas que visualizei:

Farinha e água
Misturar bem para não ficar encaroçado

Juntar detergentes
verde - líquido da louça
Rosa - amaciador da roupa

Misturar tudo muito bem




O resultado


Numa terceira taça misturamos as duas cores e obtivemos um tom terra

E assim tivemos dois artistas a dar asas à sua imaginação!


Agora, os cuidados: usei detergentes, potencialmente tóxicos, quando ingeridos. As minhas crianças já têm idade e maturidade suficientes para perceberem que a ingestão é perigosa. No entanto, estive sempre por perto e alerta. Todo o cuidado é pouco. Para os mais pequenos, e pelas pesquisas que fiz, é possível fazer tintas comestíveis.

As tintas foram usadas em cartão grosso, logo muito absorvente. O trabalho da Filhota não ficou terminado, iria precisar de mais uma demão de tinta. Ficou a tarefa para terminar este fim de semana.


Mas hoje, quando fomos terminar o trabalho, deparámo-nos com este cenário:
- O verde que ficou verde.
- O rosa que ficou laranja!
- O tom terra que ficou roxo!
Não me perguntem porquê! Não sei explicar reações químicas!


Este foi um Dia da Mãe completamente diferente e com o pensamento em outra Mãe. Amiga S.O., com vontade e imaginação tudo é possível. Força. Persegue os teus sonhos.

Bom fim de semana e Boas Ideias!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples"obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre.
Liliana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...