Bem Vindas (os)

Nos últimos anos tenho elaborado alguns trabalhos para os Filhotes. Ao revê-los achei que se justificava a criação de um Blogue para os expor/partilhar. Daí surgiu a ideia de dar uma nova vida a este cantinho.
O que pretendo é mostrar os trabalhos que já estão feitos, com reciclagem e não só, e outros que forem surgindo.
Ideias não faltam, jeito (acho que não tenho muito, mas sinto que ao longo do tempo as coisas vão saindo cada vez mais perfeitas) e o gosto pela coisa abunda por estes lados.
Sempre que possível, colocarei o "passo a passo" pois, acho que, só assim é que estou realmente e partilhar - dando a oportunidade, a quem me visita, de poder também fazer estes trabalhos.

Espero que apreciem a visita e... comentem (só assim poderei melhorar/corrigir).

Divirtam-se e
Boas Ideias!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Maquete "Sala de Aula"

Boa noite!

Tive de interromper as publicações que tenho em preparação para fazer esta!


Há pouco mais de um mês, a Filhota, à saída das aulas, chegou ao carro com a seguinte conversa: "Mamã, a professora de francês pediu um trabalho..."
Nem deixei terminar e fui logo perguntando "a professora ensina francês ou artes?"
A Princesa tomou fôlego e de uma só vez deitou tudo cá para fora "... a professora pediu para fazermos um trabalho sobre os elementos existentes na sala de aula. Cada aluno ficou com um tema. Eu, no final da aula, fui falar com ela e perguntei se podia fazer uma maquete e ela disse que sim." (tal e qual mas... sem pontuação!).

Não sei bem se travei, se acelerei, só sei que fiquei cheia de calor e lá fora não estavam mais de 6 graus! A minha última experiência com maquetes não tinha corrido mal, mas também não achei que tivesse corrido muito bem! No entanto, deu para eu perceber o grau de dificuldade deste tipo de trabalho.

Mais tarde conversamos e expliquei-lhe como era complexo fazer uma maquete. Disse-lhe que era preferível ficar com um tema e fazê-lo bem, do que ficar com o todo e não fazer, nada, bem! Mas já que se tinha comprometido teríamos de ir em frente e tentar o nosso melhor. Iríamos ter muito trabalho pela frente. Trabalho muito minucioso. Com muitos detalhes. E podia correr muito bem ou muito mal. Portanto o esforço teria de ser no sentido do primeiro: Muito bem!

Fiz este passo a passo em slideshow, mas no final achei que faltavam muitas explicações e resolvi rejeitar o slideshow e dar uma explicação mais minuciosa:

Material:

* Caixa de Cartão, tinta branca, plástico autocolante a imitar a madeira e folha de madeira - Sala;
* Pasta de moldar e marcadores - Professora e alunos;
* Covetes de esferovite (Isopor), folha de madeira, palitos e rolos de papel - Cadeiras e mesas;
* Covete de esferovite e embalagem de alumínio - Quadro;
* Tampa e alumínio - Cesto dos papéis;
* Palitos, marcadores e folha de alumínio - Lápis de cor, lápis de carvão e canetas;
* Cartolinas de várias cores e papel - Livro e caderno;
* Rolos de papel e marcadores - Mochilas, estojo e mala da professora;
* Imagens e esferovite - Computador, calculadora, régua e aguça (afia lápis);
* Borracha e giz;
* Cola quente, cola escolar, ...

Passo a Passo:
Sala:
Mamã e Filhota em perfeita sintonia!
- Fazer os cortes para as janelas e para a porta.
- Pintar de branco.
- Revestir o chão e fazer os caixilhos das janelas e porta, com o plástico autocolante.
- Aplicar folha de madeira na porta.
- Aplicar a maçaneta (esferovite).

Professora e Alunos:
Esta parte foi totalmente pensada e realizada pela Filhota.
- Moldou os bonecos, com a pasta de moldar, deixou secar e decorou com marcadores.
- O palito serviu para fazer os olhos, a  boca, o  nariz e
                                                   o relevo nas cabeças.

Cadeiras:
- Cortar as covetes de esferovite em quadrados e retângulos, para o assento e encosto, respetivamente. Branco para as cadeiras dos alunos e preto para a cadeira da professora.


- Com a ajuda do xis-ato (estilete) ou de um palito,
fazer uns desenhos geométricos.


- Unir o assento e o encosto com dois palitos. Com muito cuidado para que não
fique exposto no encosto.

- Entretanto a Filhota ia-se diver-
tindo a fazer as pernas das cadei-
ras, com tiras de rolos de papel.


- E, finalmente, é só aplicar as pernas às cadeiras, com cola quente. Aqui também é preciso algum cuidado, pois o esferovite deforma/derrete com o calor.



Mesas:
- A Filhota estava tão lançada nos rolinhos para as pernas das cadeiras que, de seguida, foi logo fazendo uns maiorzinhos para as mesas.
- Os tampos são retângulos de esferovite revestidos com folha de madeira.
- Todas as peças foram unidas com cola quente.

Quadro e Cesto dos Papéis:
- Usamos uma covete de esferovite preta.
- Com as embalagens de alumínio fizemos o caixilho e o suporte para o giz.
- O cesto dos papéis é uma tampa forrada com alumínio.



Nesta foto podemos ver o quadro, o cesto dos papéis e o cantinho da professora.

O resto da sala ainda era uma confusão...



Lápis de Cor, Lápis de Carvão e Canetas:
- Estes foram os elementos que mais curiosidade suscitaram nos coleguinhas da Filhota. "Como é que fizeste?", era a pergunta.
E ela, orgulhosa, "É muito simples. É só pintar os palitos, com marcador!".
- E eu reforço, não esquecer de pintar o bico.
- Para a caneta aplicar, no bico, folha de alumínio.

Livro e Caderno:
Mais dois elementos totalmente feitos pela Filhota.
- Papel normal, ou folhas de revista para o interior.
- Cartolina para as encadernações.
- Unir todas as folhas com cola escolar.

Mochilas, Estojo e Mala da Professora:
- Pedaços de rolo de papel dobrados, vincados e enrolados, recorrendo a muito improviso, ganharam forma e deliciaram os lindos olhos da Filhota quando percebeu o que dali ia sair!
- Se olharem para a foto e seguirem a numeração, conseguirão perceber como é que foi feita a mochila.
- O estojo e a mala da professora foram feitos com a mesma técnica.
- Depois de prontos, a desenhadora de serviço, a Filhota, fez as decorações.

Computador, Calculadora, Régua e Aguça:
- O prazo de entrega e o pedido de adiamento já tinham sido ultrapassados e, como tal, a solução encontrada para os elementos que faltavam, os quais a Filhota fazia questão de incluir no trabalho, foi imprimir imagens dos mesmos.
- Para dar volume foram "forrados" com esferovite.

Borracha e Giz:
- São verdadeiros!
- Bocadinhos que andavam cá por  casa serviram o nosso propósito.

Agora é só "arrumar" a sala e etiquetar cada elemento - Tarefa para a Filhota.
Aqui fica a nossa maquete, com algumas fotos de pormenor:


A avaliação, para nós, situou-se no quase muito bem! Não fosse faltarem alguns elementos e julgo que poderíamos dizer: Conseguimos!
De realçar que a quase totalidade dos materiais é reciclagem. A exceção verificou-se na pasta de moldar, no plástico autocolante e nos palitos.
Mais um trabalhinho à nossa maneira: baratinho, baratinho, ... e a preservar o nosso planeta!

Permitam-me alongar um pouco mais...
Os trabalhos que temos feito para a escola estão em exposição. Segundo a Filhota, no âmbito de uma avaliação da estagiária que acompanha a professora, todos foram fotografados e serão mostrados em Lisboa. Este trabalho, em particular, viajou, fisicamente para Lisboa.
Eu, levar os "netinhos", pela mão, a passear pela blogosfera é uma coisa. Sou eu! Agora saber que vão para longe sem que eu os guie...
Vai e volta rápido, sã e salva, pois eu ainda pretendo fazer o computador, a calculadora, a régua e a aguça!!!

Seja trabalho de francês ou de artes, venham mais desafios que nós cá estamos para os cumprir!

Boa semana e... Boas Ideias!

6 comentários:

  1. Amiga Liliana!!!!
    Ficou perfeito demais! Amei sua maquete...
    Daqui a alguns anos serei eu a faze-las...rsss...
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Priscilla,

      Prepare-se, pois se o seu Filhote encontrar professoras assim, vai ter muito que trabalhar!

      Beijinhos e bom fim de semana!
      Liliana

      Eliminar
  2. Bom dia amiga!
    Um desafio e tanto!!
    Mas você conseguiu se superar, ficou perfeito.
    Bjus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Márcia sabe que eu gosto de desafios!
      Reclamo por não ter muito tempo disponível mas, enquanto não termino o trabalho, ando muito ansiosa para ver o resultado final!
      E, há trabalhos como este... que até a nós surpreendem!

      Obrigada pelo carinho!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Bem, sou eu a "responsável" por tal tarefa...
    Sim, sei que as minhas aulas acabam por ser um pouco diferentes, contudo cabe-me, por vezes, captar os pais na partilha de saberes... E parece que consegui. :) Neste envolvimento e partilhas os alunos acabam por ter outra motivação. Imaginem que consegui pôr um aluno a coser e a fazer o seu próprio coração ( na temática do Saint Valentin ) em tecido...
    Agradeço todo o esforço e empenho e quem me dera que tivesse sempre pais assim. São um exemplo...
    Obrigada por este cantinho tão maravilhoso e por me "ajudar" a colorir as minhas aulas com as suas artes...
    Goreti Moura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Professora Goreti,

      Depois daquele nosso encontro casual, sem nos conhecermos, intuímos quem éramos! Até foi engraçado!
      Como eu dizia, depois daquele encontro, não há muito mais para dizer. Eu gosto destes desafios! Só me atrapalho toda, pois tenho sempre muito o que fazer! Mas lá vou conseguindo dar resposta a algumas solicitações.

      Já fui, formalmente, informada a respeito do próximo trabalho! As ideias já floresceram mas, a Filhota quer, como sempre, algo em grande e isso exige tempo, muito tempo... (e ainda por cima aproxima-se a interrupção da Páscoa que é sinónimo de muito trabalho na associação).
      Tenho, cá para mim, que irá ser necessário um adiamento ao prazo de entrega! ;)

      Às vezes acho que os pais estão, aos poucos, a envolverem-se cada vez mais nas atividades escolares dos seus filhos. Outras vezes acho que, afinal, não é bem assim! No entanto, há sempre um grupo que se envolve e tem vontade de se envolver ainda mais. E, nesta turma, além de terem vontade, há alguns Pais/Mães com muito, muito talento. A qualidade dos trabalhos assim o demonstra (não estou a falar de mim como sabe).

      Resta-me dar-lhe os Parabéns, pelo empenho e por conseguir levar-nos até à sala de aula dos nossos filhos!

      Ah! Obrigada pelos elogios!
      Liliana

      Eliminar

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples"obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre.
Liliana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...