Bem Vindas (os)

Nos últimos anos tenho elaborado alguns trabalhos para os Filhotes. Ao revê-los achei que se justificava a criação de um Blogue para os expor/partilhar. Daí surgiu a ideia de dar uma nova vida a este cantinho.
O que pretendo é mostrar os trabalhos que já estão feitos, com reciclagem e não só, e outros que forem surgindo.
Ideias não faltam, jeito (acho que não tenho muito, mas sinto que ao longo do tempo as coisas vão saindo cada vez mais perfeitas) e o gosto pela coisa abunda por estes lados.
Sempre que possível, colocarei o "passo a passo" pois, acho que, só assim é que estou realmente e partilhar - dando a oportunidade, a quem me visita, de poder também fazer estes trabalhos.

Espero que apreciem a visita e... comentem (só assim poderei melhorar/corrigir).

Divirtam-se e
Boas Ideias!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Individuais e Argolas de Guardanapo... em Trapilho

Feliz Ano Novo!
(Ooops! Já lá vai quase um mês. Mas estamos sempre a tempo, não é?)

Antes de mais, informo que já vos visitei a todas e respondi aos comentários que foram deixando neste cantinho. Obrigada pelo carinho.

Andei longe da blogosfera, mas sempre a trabalhar e a prova disso são as ideias de hoje:


Não fiz nenhum passo a passo para os individuais. Temos aqui na blogosfera artesãs com muito mais capacidade/experiência do que eu, para o fazer.
A inspiração veio do Blogue da Helena - "Eu Também Crocheto...". Convido, quem ainda não a conhece, a visitá-la. Irão, com certeza, gostar e aprender muito, tal como eu!

Características:
Individuais (acessório fundamental na mesa cá de casa):
- Dois em vermelho (para os meninos) e dois em rosa (para as meninas).
- Carreiras de pontos altos e carreiras de pontos baixos, intercaladas.
- Para finalizar, fiz um cordão (corrente) a toda a volta e dei um laço (meninas) ou nó (meninos). Iniciei e finalizei, o cordão, em lados opostos: dois estão no canto superior esquerdo e dois no canto superior direito. Esta foi a forma que encontrei para personalizar cada individual.
- Dimensões: 45 * 30 cm.
- Cada rolo de trapilho pesava cerca de 400 gramas. Usei cerca de dois rolos e meio, para cada dois individuais.

Quando estava a fazer os individuais senti um formigueiro: o trapilho foi comprado e faltava algo de muito meu... Reciclar!
Não precisei de pensar muito. Cá em casa usamos guardanapos de tecido e, como tal, as argolas de guardanapo são o outro acessório imprescindível na nossa mesa. E assim - cumprindo mais uma das minhas regras: "não fazer nada que não seja de nossa utilidade" - surgiram as Argolas de Guardanapo:
- Duas em vermelho e duas em rosa.
- Em duas delas (uma de cada cor) apliquei um apontamento do tecido usado no cordão dos individuais (mais uma personalização).
- Usei uma técnica que aprendi, ainda em pequena, nas aulas de trabalhos manuais: a técnica dos nós - Macramé - (quem ainda se lembra? Na altura fazíamos muitas pulseiras e colares). Irei ensinar/relembrar esta técnica, com um passo a passo, numa próxima publicação.

Vamos por a mesa?


Espero que tenham gostado!

Custos:
Cada rolo custou € 1,75 - precisei de comprar 7 (3 de cada cor mais 1 branco matizado). Atendendo ao que gastei, cada conjunto - individual/argola - ficou por € 2,50.

Mais um termo para o meu "dicionário": no Brasil os nossos
"Individuais" são chamados de "Jogo Americano".
Obrigada Joana, pela lembrança.

E agora venham daí esses comentários e críticas...

Continuação de boa semana e... Boas Ideias!


Atualização
O Passo a Passo das Argolas de Guardanapo está em: "Argolas de Guardanapo (III)"

6 comentários:

  1. Oi, Liliana! Ficaram um amor!!! Parabéns :-)
    Gostei muito, também, das argolas dos guardanapos. Não me lembro como se faz. Aguardarei o seu passo a passo...
    Muito obrigada por colocar o link para o meu blog.

    Um grande beijinho
    Helena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena,

      Não tem de agradecer o link. Embora não tenha seguido a sua receita à risca, andei no copianço e, como tal, tinha de referir a minha fonte/inspiração.
      Quando eu mostrar como se fazem os nós, acho que se vai lembrar...
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada.

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar
  2. Oi Liliana!! Cá estamos nós para mais um ano reciclando e fazendo coisas. Adorooooo!! Gostei muito dos teus individuais, por aqui damos o nome de jogo americano. Mania de made in usa. Eu não conheço essa técnica de nós, fiquei curiosa e vou aguardar tuas explicações num trabalho futuro pois achei de um belo efeito. Eu cá estou atolada em novos trabalhos. Mal o ano se iniciou e eu já comecei quatro trabalhos diferentes. Mas agora vou concluir todos antes de iniciar o quinto. Que já sei o que será :). Beijos e felicidades para você e os teus.
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,

      É verdade, haja imaginação para podermos trabalhar o ano inteiro.

      Fico feliz que tenha gostado dos meus individuais. Acho que vou editar a publicação e acrescentar mais um termo ao meu "dicionário". Obrigada pela lembrança, eu já sabia mas, esqueci-me de fazer esta referência.

      A técnica dos nós, cá em Portugal é muito conhecida, ou pelo menos era, na minha juventude. Na altura fazíamos muitos trabalhos: pulseiras, colares, fitas para o cabelo (a Filhota já fez uma) e até suportes para pendurar vasos. As minhas irmãs são de outra geração e também chegaram a aprender. Vai ver que é muito fácil e versátil.

      Aguardo para ver os seus lindos novos trabalhos, principalmente o quinto ;). Eu, do Natal para cá, consegui fazer algumas coisinhas (não estou é com muito tempo para preparar as publicações, mas elas hão-de sair). Falta-me terminar um trabalho para os homens da casa e hoje comecei a esboçar a lembrança do dia dos namorados (cá festejamos a 14 de fevereiro). Vamos ver como é que corre...

      Beijinhos e tudo de bom para vocês também.
      Liliana

      Eliminar
  3. Parabéns uma vez mais, ficaram bonitos.
    Lá em casa uso toalhas, no entanto estou a pensar começar a bordar novamente ponto de cruz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha Amiga,

      Que saudades! Temos de nos encontrar... mas o que eu gostava mesmo era de passar uma bela tarde, em boa companhia, a fazer ponto de cruz ;) vamos combinar?

      Beijinhos
      Liliana

      Eliminar

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples"obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre.
Liliana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...