Bem Vindas (os)

Nos últimos anos tenho elaborado alguns trabalhos para os Filhotes. Ao revê-los achei que se justificava a criação de um Blogue para os expor/partilhar. Daí surgiu a ideia de dar uma nova vida a este cantinho.
O que pretendo é mostrar os trabalhos que já estão feitos, com reciclagem e não só, e outros que forem surgindo.
Ideias não faltam, jeito (acho que não tenho muito, mas sinto que ao longo do tempo as coisas vão saindo cada vez mais perfeitas) e o gosto pela coisa abunda por estes lados.
Sempre que possível, colocarei o "passo a passo" pois, acho que, só assim é que estou realmente e partilhar - dando a oportunidade, a quem me visita, de poder também fazer estes trabalhos.

Espero que apreciem a visita e... comentem (só assim poderei melhorar/corrigir).

Divirtam-se e
Boas Ideias!

domingo, 3 de novembro de 2013

Saias...

... franzidas e de pregas:


A ideia de hoje é simples e pode ajudar muitas Mamãs no seu dia a dia ou numa necessidade de última hora, como foi o caso.

Estas saias foram feitas para as festas de final de ano letivo dos Filhotes, em anos diferentes (a azul no ano passado e as outras duas este ano).

* A saia azul foi a minha primeira aventura por esta área. Os tecidos foram fornecidos pela escola. O vermelho tinha de respeitar uma determinada distância entre as duas faixas. O objetivo era colar as flores de plástico autocolante, entre elas. Tirando o cuidado que tive com o detalhe das faixas, foi muito fácil de fazer:
- Unir a peça de tecido;
- Fazer a bainha inferior;
- Coser as faixas;
- Fazer uma bainha na parte superior e colocar o elástico;
Muito simples e rápido. O resultado final agradou-me, tirando dois aspectos, para mim muito importantes: achei que a saia tinha roda a mais e, talvez por esse motivo (ou não!), ficava muito armada!

* Este ano tive de fazer esta vermelha. Ainda mais simples do que a anterior.
Para não correr o mesmo risco do ano anterior, resolvi não usar todo o tecido, que a Filhota trouxe da escola. A olhómetro, cortei o excesso. Mesmo assim achei que iria armar muito, pois o tecido era muito teso. Consultei o amigo google e aprendi que, o segredo era fazer uma bainha alta. A saia ficava mais pesada na base e não armaria tanto. "Se bem aprendo... bem o faço!".
E, este ano, a saia da Filhota estava totalmente do meu agrado: na altura ideal, sem demasiado franzido e sem armar muito... caiu-lhe que nem uma luva!
Depois de feita foram colados os manjericos, também de plástico autocolante.

* A saia de pregas, foi para mim. Alguns Pais apresentaram uma coreografia e a exigência para as Mães era irem de saia de pregas xadrez. Supostamente éramos colegiais! O tecido foi-me oferecido e lá embarquei eu numa aventura... 
A bem da verdade, pensei que ia ser mais difícil! Claro que pesquisei para aferir alguns truques, mas tudo o que vi era muito complicado, como por exemplo (e isto é para quem sabe) a questão da medida na cintura ser diferente da medida na anca... O meu problema era "casar" o xadrez. Não fui capaz! Então, resolvi fazer tudo a direito e ver no que é que dava:
- Comecei por fazer as pregas: primeiro prendi-as com alfinetes, depois passei um alinhavo e finalmente meti-as na máquina;
- Medi a altura que pretendia (acima do joelho) e fiz a bainha alta;
- Depois uni a peça. Esta foi a parte mais difícil, pois a união tinha de ficar por baixo de uma prega. Mas lá consegui. Não fechei totalmente até acima para me facilitar vesti-la, já que a medida era a da minha cintura;
- Por fim, fiz um cinto e cosi-o na parte de cima da saia. Para fechar usei colchetes.
Devo informar que o resultado saiu melhor do que eu esperava. Tanto, que faz parte do meu guarda roupa e já a usei várias vezes. A Filhota adorou a saia e já me pediu uma igual. Vamos ver se me aventuro e se me saio tão bem!

E aqui estamos nós as duas prontinhas para as nossas atuações:


Continuação de bom fim de semana e... Boas Ideias!

7 comentários:

  1. Oi Liliana, como você mesma o disse, "se bem aprendo bem o faço". Pois além de aprender também ensinou. Eu nunca tinha pensado que a barra mais larga diminuiria o volume da saia. Teria me poupado algumas contrariedades mas no tempo em que eu fazia saias para as filhas não tinha google.
    Você não imagina o risco que corre com essa oferta de permuta de hospedagem pela lixadeira rsrsrs. Do jeito que gosto de bater pernas pelo mundo é uma grande possibilidade. Ano que vem planejo ir á Europa. Desta vez para explorar o sul da Espanha que só conheço superficialmente. Talvez um pulo até o Marrocos. A escala em Lisboa é obrigatória.De onde vivo no extremo norte oriental do Brasil, é nosso caminho mais curto até a Europa. Saindo daqui pouco mais de 6 horas e aterrizamos em terras de além mar. Até lá ainda terei algumas experiências com a lixadeira, o que vai me proporcionar maior prática, e você poderá acompanhar para avaliar se vale a pena. Ahhh...comprei também um daqueles grampeadores para tapeçaria. Ainda não testei mas pode incluir no pacote. RSRSRSRS Bjs
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,

      A próxima saia que fizer já sabe...

      É vergonhoso, mas fui consultar o meu amigo google para saber o que era um "grampeador" (tenho andado um pouco atrapalhada com os vosso termos!). Cá chama-se "agrafador"! Acho que vou fazer um dicionário! :)

      Permita-me um pequeno apontamento aos seus planos de viagem: Se vier a Portugal só para fazer escala. Tudo bem. Mas, se tenciona visitar o meu país, aconselho que inclua no pacote uma deslocação ao norte: temos aqui três zonas obrigatórias: o Minho, o Gerês e (para mim, o mais belo de todos) o Douro (mais conhecido por Douro Vinhateiro - onde se produz o famoso Vinho do Porto - já ouviu falar?). Se pensar em vir para o norte, diga-me: faço-lhe um roteiro e/ou envio-lhe uns links. Pense nisso... com carinho!

      Beijinhos.
      Liliana

      Eliminar
  2. As saias estão lindissimas....
    Quando a minha piolhinha tiver idade vais ter que emprestar....

    Muitos parabens...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É lógico que empresto... se chegarem até lá! Senão faço-lhe umas novas.

      Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. É claro que eu empresto!
      A propósito, tiasinha não me devias ter pedido a mim autorização para dar as saias à Priminha Rafaela? Afinal de contas só uma saia é que é da Mamã, as outras duas são minhas! Mas está bem, desta vez passa!

      Eliminar
  3. As saias ficaram lindas!
    Bjs.
    Filhota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saias lindas para uma linda Princesa!

      Beijinhos
      Mamã

      Eliminar

Obrigada pela visita.
A sua crítica e/ou elogio serão sempre alvo de uma resposta minha (nem que seja um simples"obrigada").
Não se acanhe: comente.
Para receber a resposta no seu e-mail, basta clicar no quadrado ao lado da expressão: "Notificar-me".
Espero que tenha gostado!
Volte sempre.
Liliana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...